Euro de Oliveira Mello é exemplo de pai dedicado

Recentemente, em 19 de maio, pelo Campeonato Paulista Master de Longa Distância, em Santo André, Euro voltou a cair na água ao lado dos filhos, também pelo revezamento 4x50 m livre.

Esportes - Jean Ramalho

Data 12/08/2013
Horário 07:59
 

Se na sabedoria popular, o dito "filho de peixe, peixinho é", significa que a criança herda características físicas, emocionais e psicológicas de seus pais ou antepassados, na família Oliveira Mello essa expressão é levada ao pé da letra. Envolvido há mais de 13 anos com a prática da natação master, o prudentino Euro de Oliveira Mello, de 86 anos, que atua pela Master Prudente, viu seus filhos, netos e, mais recentemente, bisnetos, seguirem suas braçadas dentro do esporte. Seu amor e sua dedicação pelo desporto ultrapassaram as fronteiras das quatro gerações e acabaram promovendo ainda mais a união entre os familiares. Neste domingo, Dia dos Pais, Euro é um exemplo de vida também para a nova geração.

Jornal O Imparcial Piscina une o experiente nadador e seu filho Raul

Originário de Itapetininga (SP), o nadador se formou em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em São Paulo, no ano de 1952, função que o levou a atuar como professor de direito comercial durante 38 anos, nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente. Devido os compromissos profissionais, Euro iniciou na natação master apenas após sua aposentadoria, no ano 2000, sob influência do técnico Francisco José Rocha de Alencar, Fran.

Com mais de 400 medalhas em toda a sua carreira esportiva, o nadador serviu de inspiração para seus filhos, o pecuarista Raul de Oliveira Mello Neto, de 53 anos, e o juiz de direito Fernando de Oliveira Mello, de 42 anos, que iniciaram na natação em meados de 2004, e hoje também competem pela Master Prudente. Além deles, o professor aposentado viu ainda sua paixão ser transmitida para seus netos Rafael Cabral de Oliveira Mello, de 25 anos; Eduardo Cabral de Oliveira Mello, de 12 anos; e Maurício Barros de Mello.

O último deles, rebento de sua única filha, a empresária Ianara Carreira de Oliveira Mello, compôs o quarteto, juntamente com seus tios e avô, que conquistou a medalha de ouro pelo revezamento 4x50 metros livre, no Circuito Paulista Master de Natação do Interior, realizado na Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea), em 2011. Tal feito, inclusive, é relembrado por Euro e Raul como um dos momentos mais importantes da família no esporte. "Já um orgulho incomparável competir ao lado do meu pai. Então, nadar juntamente com ele, com meu irmão e com meu sobrinho foi uma sensação inexplicável, coroada com a medalha de ouro", relembra o pecuarista.

 

Família unida

Recentemente, em 19 de maio, pelo Campeonato Paulista Master de Longa Distância, em Santo André, Euro voltou a cair na água ao lado dos filhos, também pelo revezamento 4x50 m livre. Na ocasião, o neto Maurício foi substituído por Fran, e o quarteto garantiu uma medalha de bronze.

Mesmo distantes, uma vez que Fernando mora na cidade de Araraquara, Raul conta que a natação promoveu a união de toda a família, até mesmo da mais nova integrante, sua neta e bisneta de Euro, Lara Frattini de Oliveira Mello, de apenas 2 anos. "Nossa família inteira começou a nadar por influência dele , seja por lazer ou por competição, todos nadam. Então, isso representa a união, a garra e a excelência que meu pai sempre teve, seja na vida profissional ou familiar. O amor dele pela natação foi passado de geração para geração e agora somos unidos dentro e fora d’água", relata Raul.

 

Legado que fica

Já pensando no próximo compromisso, que será no dia 25 deste mês, pelo Campeonato Paulista de Piscina Curta, em São Paulo, pai e filho treinam diariamente na piscina da Apea. Sobre o legado que transmitiu para seus descendentes, Euro considera que foi presenteado pela vida. "O esporte tem esse poder de unir as pessoas, então, poder conviver com três gerações originadas por mim é um presente que a vida me deu. A paternidade é uma dádiva e a vida é feita de prioridades, portanto, hoje as minhas são minha família e a natação", afirma o patriarca.

Publicidade

Veja também