Euro Mello: legado de amor ao Direito e à natação prudentina jamais será esquecido

Atleta master e eterno professor faleceu no sábado e foi sepultado às 16h20 deste domingo, no Cemitério Campal Tuffi Athia, na capital do oeste paulista

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/10/2025
Horário 10:52
Foto: Arquivo
Atletas master, ele iniciou na natação após sua aposentadoria e acumulou mais de 650 medalhas
Atletas master, ele iniciou na natação após sua aposentadoria e acumulou mais de 650 medalhas

Foi sepultado às 16h20 deste domingo, no Cemitério Campal Tuffi Athia, em Presidente Prudente, o atleta e eterno professor, Euro de Oliveira Mello. Exemplo de dedicação ao Direito e ao esporte, pelo seu amor à natação, ele faleceu na noite de sábado, em decorrência de uma internação por falência de múltiplos órgãos, aos 98 anos.

Figura ímpar em nossa comunidade, ele era advogado de profissão e moldou o caráter de inúmeros profissionais por várias gerações no período em que lecionou como professor de Direito na Toledo Prudente Centro Universitário. Fora das salas de aula e dos tribunais, era nas piscinas que sua paixão e disciplina realmente brilhavam. Praticante diário de natação, ele se manteve como um atleta master ativo, conquistando diversos troféus de primeiro lugar e servindo de exemplo de vitalidade e perseverança.

Originário de Itapetininga, o nadador se formou em Direito, pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), em São Paulo, no ano de 1952, função que o levou a atuar como professor de Direito Comercial durante 38 anos, na então Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo. Devido os compromissos profissionais, Euro iniciou na natação master apenas após sua aposentadoria, no ano 2000, sob influência do técnico Francisco José Rocha de Alencar, chegando a acumular mais de 650 medalhas em sua coleção.

Em 2016, foi um dos condutores da Tocha Olímpica durante a passagem do símbolo pela capital do oeste paulista, e contou ter se sentido “premiado” por ter sido um dos três escolhidos da cidade para tal feito.  Embora não fosse natural de Prudente, afirmava que era pela capital do oeste paulista que o seu coração batia mais forte. “Sou prudentino de coração. Aqui é a melhor cidade do Brasil”, garantiu à reportagem deste diário. 

Homenagens
Após a divulgação do falecimento de Euro, as redes sociais foram tomadas por homenagens neste domingo. “A Toledo Prudente lamenta o falecimento do ex-professor titular de Direito Comercial e ex-diretor da Faculdade de Direito de Presidente Prudente, o advogado Euro de Oliveira Mello. Foi decretado luto oficial em uma última homenagem ao amigo da casa. Com uma trajetória profissional exemplar, além do magistério, Dr. Euro exerceu a advocacia pública na Prefeitura de Presidente Prudente e, na esfera privada, atuou em diversas áreas. Foi homenageado várias vezes como nome de turma, patrono e paraninfo na Toledo Prudente Centro Universitário. Foi amigo de primeira hora do reitor Milton Pennacchi, que, certamente, deve estar o recepcionando no céu”, publicou a Toledo Prudente.

“É com profundo pesar que a 29ª Subseção da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] – Presidente Prudente comunica o falecimento do Dr. Euro Mello. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, anunciou a diretoria da 29ª Subseção da OAB.

“Por muitos anos, Dr. Euro foi atleta de natação da Apea/Semepp onde conquistou muitas medalhas para Presidente Prudente em várias competições, entre elas, Jogos da Melhor Idade [Jomi]. Nossos sentimentos à família neste momento de dor e tristeza”, lamentou a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes).

“Meu [nosso!] querido professor de Direito Comercial. Algum tempo atrás nos encontramos. Exemplo de vitalidade. Deixará saudades em quem teve o privilégio de conhecê-lo. Que Deus o receba de braços abertos. Condolências à família e amigos”, comentou o juiz da 1ª Vara do Trabalho, José Roberto Dantas Oliva. 

“Tive a honra de ser seu aluno nas verdadeiras histórias de vida em Direito Comercial, na Toledo, e ainda desfrutar de sua amizade. Seu exemplo de amor ao esporte e de esse amor não encontrar limite na idade física devem ser observados pelos mais jovens sempre. Que Deus conforte toda família”, também desejou o advogado e conselheiro da Abav/SP Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), Marcos Lucas.

Reprodução/OAB
Euro exerceu advocacia pública na Prefeitura de Prudente e, na esfera privada, atuou em diversas áreas

Arquivo
Atletas master, ele iniciou na natação após sua aposentadoria e acumulou mais de 650 medalhas
 

Publicidade

Veja também