Evasão escolar atinge 560 alunos da rede municipal de Prudente durante a pandemia

Em 2020, esses estudantes não estabeleceram comunicação com as escolas por nenhum meio, aponta Seduc, que inicia plano de busca ativa

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/02/2021
Horário 16:54
Foto: Patrícia Motta/Seduc
Seduc realizou encontro para discutir plano de busca ativa em 2021
Seduc realizou encontro para discutir plano de busca ativa em 2021

A pandemia provocou mudanças de grandes proporções na educação. Em 2020, o ano letivo foi cumprido, em sua maioria, na modalidade remota, com aulas ministradas por meio das plataformas digitais e atividades impressas para serem realizadas em casa, fora do ambiente escolar. Este cenário contribuiu para que muitas crianças perdessem o vínculo com a escola, total ou parcialmente. Dos 18.731 matriculados na rede municipal de Presidente Prudente, 3%, cerca de 560 estudantes, não estabeleceram comunicação com as escolas, por nenhum meio.

“Os profissionais da educação buscaram as mais variadas estratégias de comunicação com as crianças e suas famílias. Mesmo com todos os esforços e esgotados os recursos escolares e extraescolares, muitas crianças perderam o vínculo. Foi um período de incertezas, que causou insegurança nas famílias”, relatou a titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Sonaira Fortunato.

Com o objetivo de reverter essas evasões, a pasta está elaborando um projeto intersetorial de busca ativa, em conjunto com as secretarias de Assistência Social e Saúde e Conselho Tutelar. O primeiro encontro para estabelecer as parcerias aconteceu nesta quarta-feira.

A diretora de gestão da educação infantil da secretaria, Francielle Bonfim Beraldi, relata que a rede optou pela aprovação de todos os matriculados, inclusive os evadidos. “Vamos trabalhar para que este ano estas crianças sejam localizadas, participem de reforços e das ações complementares da Seduc com psicólogas e assistentes sociais, para que recuperem o que não acompanharam em 2021”.

Na reunião, também foi construído coletivamente o PMVAP (Plano Municipal de Volta às Aulas Presencial), baseado em três eixos, que são o acolhimento socioemocional, a recuperação e aprofundamento da aprendizagem e a prevenção do abandono e evasão escolar.

“O primeiro encontro foi bastante satisfatório, os representantes dos demais setores que estavam presentes concordaram em trabalhar engajados pela educação pública municipal, buscando desburocratizar o acesso às informações e facilitar o diálogo entre os serviços”, concluiu a secretária.

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