Evento na OAB aborda o esporte como superação na deficiência

Técnica paraolímpica, Micheline Cardoso, e o maratonista Jairo Ortega, acometido pela síndrome de Guillain-Barre, são os palestrantes convidados

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 03/06/2023
Horário 09:00
Foto: Cedida
Jairo Ortega, corredor desde os 10 anos, foi acometido em 2018 pela síndrome de Guillain-Barre
Jairo Ortega, corredor desde os 10 anos, foi acometido em 2018 pela síndrome de Guillain-Barre

Na terça-feira, às 19h30, será realizado na sede da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Presidente Prudente, um evento gratuito, aberto ao público em geral, promovido pela Comissão do Direito e Defesa do Deficiente, desenvolvendo o tema: “O esporte como superação na deficiência”. Os palestrantes serão a técnica prudentina de natação paralímpica da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), Micheline Cardoso Pereira, que também compõe a Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista), e Jairo Ortega, de Assis (SP), atleta campeão, acometido pela síndrome de Guillain-Barre. 

De acordo com Licia Marconi, advogada, professora universitária e presidente da comissão, este evento já vinha sendo desenhado há algum tempo com o objetivo de conciliar a questão dos direitos e da defesa dos deficientes com as oportunidades, sendo uma delas ao esporte. “E partimos então para a questão da superação em si, o quanto que a opção pelo esporte, o estímulo pode promover a superação das limitações das restrições do deficiente”, expõe Licia.

A presidente da comissão adianta que aos que puderem, não percam essa oportunidade e participem do evento que será de grande conhecimento. “O relato da experiência do nadador que a Micheline levará será muito emocionante! Além do testemunho do Jairo que já indico que acessem o link para ver sua superação”, destaca ela, acentuando que serve de alerta a todos, desde os primeiros sintomas que qualquer um pode do nada começar a sentir.

Conforme Licia, fisiatras, fisioterapeutas, entre outros profissionais estarão presentes no evento. E ela já pensa num segundo encontro com outros especialistas, os quais já podem se colocar à disposição para trazer mais detalhes sobre doenças que causam deficiências. 

“Gostaria de agradecer ao nosso presidente da OAB, Wesley Cardoso Cotini, que é o idealizador de todas as comissões, por propiciar que estes eventos possam ocorrer”, frisa Licia.

Capacitismo não! 

Micheline, que estará levando o atleta Luiz Ricardo Moreno Alves, que contará sua experiência de superação na deficiência através do esporte, explanará mais sobre a conscientização, o não capacitismo. “O capacitismo, que muita gente nem sabe o que significa, é um preconceito contra a PcD [Pessoa com Deficiência]. Faremos mais um bate-papo com as pessoas que estarão ali, sobre a utilização, a experiência que os atletas têm com o esporte como superação na vida, na deficiência deles. 

No evento, todos poderão ouvir do próprio atleta sua história. Mas... Referência em corridas de rua, o maratonista Jairo Ortega, corredor desde os 10 anos de idade, foi acometido em 2018 pela síndrome de Guillain-Barre tendo paralização de 70% do movimento.
 

SERVIÇO
Se interessou pelo evento e quer mais informações? Basta entrar em contato pelo WhatsApp da OAB (18) 3221-0641. Link do atleta Jairo Ortega: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02HSZj1Exnxi4U6sqQB9YjVDpZQP1xHACErdF5MvLEuaCe793TJLqJq5svCEgzJfxEl&id=100001946540589&sfnsn=wiwspwa&mibextid=RUbZ1f.

Fotos: Cedidas

Micheline Cardoso, técnica de natação paralímpica da Semepp, levará o atleta Luiz Ricardo Moreno Alves


Licia Marconi é a presidente da Comissão do Direito e Defesa do Deficiente

Publicidade

Veja também