Evento orienta idosos sobre violência e prevenção de quedas

Outro assunto citado na cerimônia foi “Os direitos fundamentais sociais da pessoa idosa", por meio do promotor de Justiça, Mário Coimbra.

PRUDENTE - Ynaiê Botelho

Data 19/06/2013
Horário 09:23
 

Com o objetivo de conscientizar e apontar diversas situações que envolvem idosos, a cerimônia realizada ontem no Teatro Universitário César Cava, em Presidente Prudente, abriu a Semana Contra Violência do Idoso e Prevenção de Quedas. Cerca de 100 idosos integrantes de grupos da melhor idade de Presidente Prudente participaram do evento.

Jornal O Imparcial Ferreira: "Com informações aprendemos a nos prevenir"

A abertura debateu temas como "Os direitos fundamentais sociais da pessoa idosa" e "Valor da prevenção de quedas para uma vida saudável", por meio de palestras ministradas pela médica geriatra Giovana Beatriz Artoni Carvalho. Outro assunto citado na cerimônia foi "Os direitos fundamentais sociais da pessoa idosa", por meio do promotor de Justiça, Mário Coimbra.

Marlene Ferreira Mazetto, 70 anos, participa do grupo de medicina preventiva da Unimed e reforça a importância da semana. "Eu acho ótimo a realização de palestras assim. Já caí, e a partir dessas informações, aprendemos a nos prevenir",valoriza.

Durante o evento também foi abordado o trabalho de prevenção às situações de violência contra os idosos. Segundo o titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso, Arnaldo Vicente Erani Gonino, a semana orienta o público-alvo e seus familiares quanto à prevenção de quedas e também em relação à conscientização de que vários órgãos estão à disposição para auxiliar. Gonino relata que a maior dificuldade é a falta de conhecimento dos direitos e, até mesmo, de onde realizar as denúncias. "As pessoas  devem denunciar qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica e até financeira, pois, além do abandono e das agressões, muitos idosos são vítimas de retenção de benefícios e de empréstimos consignados realizados pela família", adverte.


Parceria


A coordenadora do Centro de Referência Feliz Idade, Marilza Domingos Lourenção, conta que a semana tem a intenção de conscientizar os idosos sobre os seus direitos para que, assim, eles não se tornem vítimas de violência. Além disso, haverá o incentivo às práticas de atividades físicas. "Pela primeira vez, a Semana Contra Violência do Idoso e Prevenção de Quedas é realizada com tantos parceiros. Temos pessoas trabalhando tanto para a parte física, quanto para a social", relata.

Segundo Lourenção, o evento é organizado com apoio da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Unimed; Grupo Athia; Delegacia do Idoso; Secretaria Municipal de Esportes (Semepp); Coordenadoria Municipal do Idoso; Secretaria de Assistência Social (SAS); Ministério Público Estadual (MPE); entre outros órgãos.

O professor da terceira idade da Secretária Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), Edvaldo Benedito de Brito, levou para a abertura da semana a equipe que competirá pelos Jogos Regionais do Idoso, que será realizado nos dias 28, 29, 30, 31 de agosto e 1º de setembro na cidade. "Trouxemos cerca de 40 idosos, entre 60 e 86 anos. É importante que eles participem dessas atividades para que conheçam a realidade e saibam se defender", explica.


SAIBA MAIS


PROGRAMAÇÃO


A programação prossegue amanhã, com uma ação que envolve a exposição das entidades participantes, atividades físicas e apresentação de danças na Praça da Juventude da Cohab, das 8h às 11h. Na sexta-feira, ocorre a panfletagem simultânea em quatro dos principais sinaleiros das avenidas da cidade, a partir das 8h. A programação da Semana Contra Violência do Idoso e Prevenção de Queda será encerrada na terça-feira, às 8h, com a distribuição de camisetas e bonés alusivos à campanha e outras atividades físicas, alongamentos e caminhadas com a participação de professores da Semepp, no Parque do Povo.
Publicidade

Veja também