Evento permite que público peça pratos exclusivos e leve louça para casa em Prudente

Circuito Sabor e Arte tem início nesta segunda-feira e segue até 30 de abril, com participação de 17 restaurantes da cidade

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/03/2023
Horário 16:22
Foto: Cedida
Louças foram moldadas por representantes dos restaurantes e confeccionadas por artesãos
Louças foram moldadas por representantes dos restaurantes e confeccionadas por artesãos

Já imaginou ir ao restaurante de sua preferência, provar um prato exclusivo e, de quebra, levar a louça para casa? Esta é a proposta do Circuito Sabor e Arte, que tem início nesta segunda-feira e segue até 30 de abril, em Presidente Prudente, com realização do Instituto Oeste Paulista e apoio do Sicoob Paulista. De acordo com um dos membros da organização, Rubens Afonso, o público pode escolher entre os 17 restaurantes participantes e, ao comparecer ao local, solicitar o prato do evento. Após consumi-lo, a louça passa a ser do cliente, que inclusive pode organizar sua coleção enquanto durar a iniciativa.

Fazem parte do circuito os estabelecimentos Aruá Restaurante, Banzai Sushi House, CantaGallo Restaurante, Dachô, Donna Oliva, Fulô do Mandacaru, Garden, H2 Chopp, Mamoru, Manú Bakery, Palatum Rooftop, Tacchino Ristorante, Tio Vavá, Macarone’s Trattoria, Umê, Wacko Bistrot e Yakisushi.

É importante ressaltar, no entanto, que os pratos serão oferecidos enquanto durarem as louças exclusivas. Segundo Rubens, todas elas foram moldadas pelos próprios representantes dos restaurantes e, na sequência, confeccionadas pelo artesão Tuti Gomes e seu filho Gustavo.

Os preços de cada prato variam conforme o cardápio e restaurante participante. Ao fim, será disponibilizado um card para responder uma pesquisa, que visa contribuir para o crescimento do circuito e ainda garante um presente do restaurante ao cliente.

Conheça alguns pratos

O Aruá Restaurante apresentará o filé à parmegiana, que é uma adaptação brasileira, bem paulista, da berinjela com molho de tomate e queijo trazida pelos imigrantes italianos. “A evolução não parou e surgiram diversas receitas por todo o Brasil. O Aruá Hotel também o adotou e foi o primeiro prato de seu cardápio, uma tradição de 42 anos e um verdadeiro sucesso. Agora, mais uma versão, gourmet, com novas emoções e sabores surpreendentes”, afirma o restaurante.

O Garden escolheu o Pedro Anselmo Possette, que é uma homenagem ao Maestro Fininho, falecido aos 65 anos em 2013. Isso porque, desde a inauguração do restaurante, em 2000, ele abrilhantava as noites em parcerias variadas com outros cantores e, todas as vezes, pedia para fazer esse prato com molho inglês e outros ingredientes. “A equipe Garden resolveu homenageá-lo dando seu nome ao seu prato predileto – bife de ancho argentino com molho inglês, aspargos, cebolinhas, champignons, batata souté e risoto de açafrão”, destaca.

O Mamoru optou pelo salmão skin com risoto de limão siciliano e azeite de coentro. O estabelecimento aponta que todo o recurso arrecadado com o prato será revertido ao HE (Hospital de Esperança).

O Manú criou o quatro estações, que irá conter quatro preparos em que cada um remete a um ano da história do restaurante e a uma estação: croissant com presunto parma, rúcula, tomate confitado, picles de cebola roxa e maionese de endro dill (verão), tortillas de trigo da casa com blend de queijos e salsa criolla (outono), pizza calabresa (inverno) e bao (pãozinho chinês) de rosbife defumado, queijo prato, tomate confitado, picles de cebola roxa e maionese da casa (primavera).

O Palatum servirá a paella com socarrat, uma técnica que extrai muito sabor do caldo de frutos do mar, do grão do arroz bomba e dos próprios frutos. “O socarrat é considerado uma marca de qualidade na paella, sendo um sinal de que o prato foi preparado corretamente e com cuidado”, descreve.

O Tio Vavá vai investir na picanha. “Desde sempre, o churrasco está presente nas casas dos brasileiros – simples e agregador. Por isso, apostamos na qualidade do corte com simplicidade do preparo escolhendo o sabor da picanha para estrelar nosso prato no circuito”, explica.

Na Macarone’s Trattoria, o público poderá provar o saltimbocca alla romana, prato de origem italiana típico da cidade de Brescia, norte da Itália, e uma receita antiga publicada pelo célebre chef Pellegrino Artusi no século 19, tornando-se símbolo da gastronomia romana. São escalopes de filé enrolados com presunto cru e sálvia, fritos em óleo bem quente e envoltos em molho feito de vinho. “Esse prato é tão saboroso e gostoso que salta na boca, daí a origem do nome: saltimbocca”, afirma.

O Yakisushi trará o combinado japonês, que foi criado utilizando um pouco de cada item da culinária oriental, tomando como base sushis e sashimis frios e também os famosos “hot”, que são, na maioria das vezes, o prato principal consumido por quem é introduzido na culinária oriental.

O Wacko Bistrot apostará no Wacko al Mare, um prato autoral que consiste na representação do fundo do mar e suas riquezas. “Clamando o conhecimento de texturas, combinações e a finalização exótica do restaurante”, pontua.

Serviço

O evento segue até 30 de abril em Prudente, mas a disponibilidade dos pratos será de acordo com o estoque de louças. Para solicitar a refeição, basta comparecer a um dos 17 restaurantes participantes em seu horário habitual de funcionamento.

Publicidade

Veja também