Exapit

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 20/07/2023
Horário 03:33

A 52ª Exapit (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Tupã) está prevista para o mês de outubro, seguindo o mesmo formato do ano passado, em comemoração ao aniversário da cidade. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Tupã e o Sindicato Rural, e os detalhes da festa, como data e shows, ainda estão sendo definidos. Tradicionalmente, a Exapit era realizada anualmente em agosto. No entanto, devido à pandemia, a festa não pôde ser realizada nos últimos dois anos. Em 2022, a Exapit retornou ao calendário de festividades de Tupã, sendo realizada em outubro e integrando as celebrações do aniversário da cidade, que completará 94 anos de fundação este ano.

CAFÉ
Responsável pelo desenvolvimento inicial da maioria das cidades da Alta Paulista, o café passa a ter novamente protagonismo na região. Com isso, a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) busca selo de IG (Indicação Geográfica) para fomentar a produção, que é realizada principalmente por pequenas propriedades agrícolas. Atualmente, o café possui 14 registros de Indicações Geográficas no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sendo dois no Estado de São Paulo: Alta Mogiana (desde 2013) e Região do Pinhal (2016).

IGs
De acordo com o chefe-geral da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra, as IGs dão ao consumidor a garantia de estarem comprando um produto de qualidade. “Essa excelência, levando-se em conta a sustentabilidade ambiental, social e econômica é o que baliza as pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café. Além das cultivares desenvolvidas para atender às necessidades de cultivo de cada microrregião, o uso de conhecimentos gerados pela pesquisa, tanto em termos de manejo do solo, da água e da lavoura, assim como da administração da propriedade, como um todo, permitem aos produtores diferenciar seus cafés e atender aos consumidores mais exigentes, tanto no Brasil como mundo afora”, ressalta.

REDUÇÃO DE VEREADORES
Os vereadores Altair Lopes Maciel, Catia Maion e Vinícius Bussi confirmaram a intenção de propor um projeto visando alteração na Lei Orgânica do município, para a redução do número de vereadores da Câmara Municipal de Lucélia, passando dos atuais 11 para nove vereadores na próxima legislatura. Para o início da tramitação da proposta, o grupo aguardava a adesão de mais um parlamentar, já que o projeto propõe alteração na Lei Orgânica do município e necessita de assinatura de quatro parlamentares. 

INICIATIVA POPULAR
Diante da dificuldade em conseguir as quatro assinaturas, esta semana, através das redes sociais, o vereador Altair Lopes e o advogado Guilherme Pittarello anunciaram que será feito um projeto de lei de iniciativa popular, propondo a redução para nove o número de vereadores em Lucélia. Para que o projeto de lei de iniciativa popular possa ter a sua tramitação na Câmara Municipal de Lucélia deverá ter um número razoável de assinaturas da população luceliense. Para isso será colocado o formulário próprio em diversos locais para colher a assinatura da população.

COPA MERCOSUL
No sábado teve início a 2ª Copa Mercosul de Futebol de Base em Panorama, com equipes Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 de mais de 25 cidades e centenas de jovens atletas na disputa pelos troféus. A Copa Mercosul segue até o dia 22 e, dentre as equipes presenças dos municípios de Andradina, Santa Rita do Pardo, Rancharia, Bento de Abreu, Presidente Prudente, Bataguassu, Tupã, Penápolis, Araçatuba, Panorama, Santo Expedito, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Pauliceia, Alfredo Marcondes, Marília, Adamantina e Araçatuba. 

DOAÇÃO DE TERRENO
A Câmara Municipal de Flórida Paulista aprovou em sessão ordinária a doação de um terreno pertencente ao município para a construção de um prédio próprio para o Fórum da comarca. O projeto de lei de iniciativa da Prefeitura, assinado pelo prefeito Wilson Fróio Junior, visa à doação do terreno localizado no cruzamento das avenidas Prefeito Eder Prando e 15 de Novembro (próximo das novas casas populares em construção) ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. 

PL APROVADO
Após o cumprimento de todos os trâmites e ter passado pelas comissões da Câmara Municipal, o projeto de lei foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores floridenses. Com a doação, a Prefeitura deverá oficializar a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo da disponibilidade do terreno para construção de um prédio próprio e adequado ao atendimento da população floridense.

FILOSOFANDO EM TROVAS
O mundo é um grande baile
O amor, a orquestra a tocar
Uma música para que o bem,
Com outro bem vá dançar.
                                                   (José Costa)

Publicidade

Veja também