Expectativas do Sincomércio e Acipp são boas para Dia dos Namorados

Apesar da inflação, entidades apostam no fato de a data ser próxima aos dias de pagamento; neste sábado, comércio estará aberto até às 17h

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/06/2022
Horário 06:15
Foto: Freepik
Dia dos Namorados aquece vendas no comércio
Dia dos Namorados aquece vendas no comércio

Dia dos Namorados! O amor está no ar! Neste domingo casais devem estar mais juntinhos para comemorarem juntos a data especial com trocas mais intensas de carinho e de presentes também para os amados. E para o comércio esta é a principal data do calendário no mês de junho. Presidentes do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região) e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) falam sobre as boas expectativas para o comércio local. Neste sábado, véspera do Dia dos Namorados, o comércio estará aberto até às 17h. 
Segundo o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, nos últimos anos a data tem fortalecido o comércio de Presidente Prudente e região. E a estimativa é de que a data vai superar os números de 2021, até porque, apesar da inflação elevada, varejo e serviços estão surpreendendo positivamente nesse primeiro semestre. Outro ponto positivo que ele destaca é que a comemoração ocorre justamente no final de semana após o quinto dia útil, quando a maioria dos trabalhadores já recebeu o salário.
“Em 2021, já se vivia um ensaio para a retomada da economia. Contudo, este ano podemos afirmar que houve sim um aumento na compra de presentes nas datas comemorativas, principalmente com o retorno dos encontros presenciais. A ideia é que os comerciantes apostem em variedade de produtos e valores, para chamar atenção dos consumidores para as lojas físicas”, afirma o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis.

Injeção de recursos

Ricardo Anderson Ribeiro, presidente da Acipp, complementa destacando que, embora a entidade não tenha nenhum indicador oficial de economia, tem o sentimento, a vivência junto às lojas no centro da cidade, no calçadão. “Embora o começo do mês tenha sido difícil, com certa paradeira, vimos que o início da semana dos namorados, com os dias de pagamento, o setor varejista, gastronômico, hoteleiro, todos já começavam a trabalhar com promoções, fazendo suas ofertas”, ressalta o presidente da Acipp. 
Ele diz que também acredita que será melhor que no ano passado, uma vez que o contexto econômico atual implica positivamente com a injeção de recursos, como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que o governo está liberando, dos 50% do 13º salário que o pessoal já está recebendo e de outros programas governamentais. “Então, tudo isso vem ajudar. A situação está bastante difícil, apertada sim, mas não como uma Venezuela, uma Argentina, a Ucrânia ainda em guerra. Ou seja, países que vivem momentos muito mais difíceis que o Brasil, um país que tem de tudo. Temos ainda que valorizar”, acentua Ricardo Anderson. 

Investir na criatividade

E os lojistas precisam aproveitar estas datas para colocar aquela mercadoria de estação que ficou para trás. Um exemplo que Ricardo Anderson dá é que ao que tudo indica vai esfriar no fim de semana, então, já é um gancho para encher as bancas jogando uma promoção do Dia dos Namorados com as roupas, calçados de frio. Investir na criatividade com o que já tem.
“Enfim, acreditamos que será melhor que no ano passado, pois o Brasil está em processo eleitoral, Copa do Mundo e já vem o Natal. Ou seja, o ano praticamente já terminou e a gente tem que agora cuidar, gerar mais emprego. Cada mês que passa temos notícias de redução de desemprego. O governo vem buscando fórmulas para reduzir os custos que pesam no bolso dos brasileiros. Vamos ter fé para que encontrem bons caminhos para todo mundo”, considera o presidente da Acipp.   

Foto: Cedida


Vitalino Crellis diz que nos últimos anos a data tem fortalecido o comércio de Prudente e região

Foto: Arquivo


Ricardo Anderson acredita que este ano será melhor que 2021

Publicidade

Veja também