Expeditenses participam do Salão do Turismo

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 09/08/2022
Horário 05:10
Foto: Cedida
Expeditenses ao lado de Jarbas Favoretto. presidente da Amitur (Associação Brasileira de Municípios de Interesse Cultural e Turístico)
Expeditenses ao lado de Jarbas Favoretto. presidente da Amitur (Associação Brasileira de Municípios de Interesse Cultural e Turístico)

Os responsáveis pelo Turismo de Santo Expedito participaram nos dias 3 e 4 do “19° Salão São Paulo de Turismo 2022”, que ocorreu no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo. O município esteve representando pelo prefeito Nenê Betio (PSDB), pelo presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Alan, e pela coordenadora do Turismo, Lilian Florentino. Foi promovido e organizado pela Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), sob presidência de Jarbas Favoretto.

O QUE É?
O Salão São Paulo de Turismo é o principal evento com exclusividade às cidades turísticas do Estado de São Paulo. O maior evento de turismo do Estado trouxe demonstrações culturais e gastronômicas, além de reunir gestores públicos, turismólogos, imprensa especializada, agentes e operadores de viagens em suas salas de congresso, onde sempre são discutidos assuntos atuais do turismo com profissionais super-renomados.

O TRABALHO
E fechando esse “círculo virtuoso”, os visitantes “viajantes”, turistas ávidos por conhecer um pouco mais da riqueza do turismo de proximidade, traçaram os próximos destinos de suas aventuras através dos contatos com os expositores nos estandes.

PARTICIPANTES
O evento foi aberto para o público em geral, de todas as idades, a todas as pessoas que gostam de viajar, passear, em São Paulo, conhecer cidades, pontos turísticos, gastronomia, cultura e operadoras de viagens. A comissão expeditense trouxe uma maior experiência e conhecimento da atual situação do turismo no Estado de São Paulo, conhecendo situações de outros municípios também de interesse turístico.

CARROS ANTIGOS
No domingo, por volta das 9 horas, começaram a chegar um grande número de carros antigos de toda a região. Ficaram expostos mais de 250 veículos considerados raridades atuais e, após a missa, todos foram benzidos pelo padre Umberto. Os carros eram procedentes de várias cidades da região da Alta Paulista e Alta Sorocabana.

100 FUSCAS
A Equipe 100 Fuscas de Presidente Prudente esteve presente no encontro, engrossando um grupo de carros rebaixados e tunados. Eles assumiram a organização do encontro, da mesma forma propagando o evento através das redes sociais e ajudando a executar todo o esquema da mostra de carros antigos, que com isso completava também o “4° Encontro da Bênção de carros antigos de Santo Expedito”. O 100 Fuscas, além dos integrantes de Presidente Prudente, conta também com proprietários de outras cidades.

SANTO EXPEDITO PEREGRINO
No mesmo instante, uma caravana de 30 veículos chegava de Álvares Machado conduzindo a imagem de Santo Expedito Peregrino, que esteva no final da semana naquela cidade sendo acolhida na Capela de Santo Expedito de Álvares Machado. Participaram dessa caravana a Caminhada de Fé de Presidente Prudente, que se juntou aos fiéis machadenses. Segundo um dos membros da comissão de Santo Expedito, o santuário foi totalmente tomado por carros, que foram obrigados a remanejar muito deles, para que a camionete com a imagem do santo pudesse chegar até próximo ao santuário.

ALMOÇO
Reconhecem os organizadores do almoço que, neste domingo, o movimento foi muito grande, quando muitos se acomodaram como podiam, pois o salão sempre utilizado para esse evento estava totalmente tomado. Mas tudo foi contornado assegurando o pessoal vinculado ao santuário que tudo transcorreu com a maior tranquilidade, desde a exposição dos veículos, ato das bênçãos e o comportamento de todos os proprietários dos veículos. Não foi registrado qualquer incidente por parte dos participantes e tudo transcorreu em harmonia e com bom relacionamento entre todos. Alguns acreditam que tudo foi por intercessão de Santo Expedito.

FÉ EM TROVAS
No domingo se provou
Entre carro e muita gente
A grande fé que ele tem...
O santo das causas urgentes.
                   (José Costa)

Publicidade

Veja também