Experiência durante a faculdade

OPINIÃO - Fernanda Bagli

Data 22/11/2019
Horário 04:49

Ter experiência profissional durante o período de estudos na faculdade é muito positivo para um universitário em formação. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, principalmente em épocas de instabilidade e incertezas, procurar meios de se qualificar é uma maneira de assumir a postura de protagonista na carreira e de se destacar em meio a este mercado cada vez mais competitivo.  

Para aqueles que desejam assumir essa postura de protagonismo na carreira, se destacar em uma entrevista de emprego e ainda dar um “up” no currículo, as Empresas Juniores possibilitam ao estudante vivência empresarial, maior aproximação com o mercado de trabalho e networking, formação de competências de liderança, comunicação, trabalho em equipe e tantas outras valorizadas pelo mercado atualmente.

Na Empresa Júnior, os estudantes universitários têm a oportunidade de aplicar o conteúdo aprendido na sala de aula na prática, ou seja, aprende e experimenta como é a rotina e os desafios do mercado de trabalho. Isso ocorre por meio de projetos, como os de pesquisa e consultoria, que geram resultados positivos para os clientes (empresas, ONGs, startups) e proporciona muito aprendizado para os estudantes.

Mas afinal, o que é uma Empresa Júnior? Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por estudante do ensino superior e vinculada a uma instituição de ensino superior.  Como não visam ao lucro, acabam trabalhando com valores bem abaixo do mercado, tornando-se bastante atrativas para as empresas que desejam contratar serviços de pesquisa e consultoria. Assim, ganham os alunos, com a experiência adquirida, e os clientes da Empresa Júnior, ao conseguirem orçamentos mais vantajosos.

Ao assumir diferentes cargos e orientados pelos professores, os alunos que participam da Empresa Júnior adquirem conhecimentos e habilidades fundamentais para quem quer se destacar no mercado de trabalho, como gerenciamento de pessoas, de finanças, planejamento estratégico, marketing e relacionamento com clientes.

O principal objetivo é formar profissionais engajados, colaborativos e capazes de transformar o mercado de trabalho. A participação em uma Empresa Júnior abre as portas para o mercado de trabalho. Para participar e se informar sobre o processo de seleção, os estudantes universitários devem procurar a sua instituição de ensino superior.

 

 

Publicidade

Veja também