Experiência, eu quero uma pra viver!

OPINIÃO - Luis Fernando Nogueira

Data 04/06/2021
Horário 05:00

Os estudos sobre tendências educacionais têm destacado a experiência do estudante durante a sua jornada de aprendizado. E não sem razão. Estudos desenvolvidos em outros segmentos, mas aplicáveis no contexto educacional, afirmam que oferecer uma experiência relevante e confiável ao cliente é fundamental para o desempenho geral dos negócios de sua empresa . Logo, a experiência significativa se torna elemento fulcral para que os clientes aumentem o valor da sua percepção e satisfação. 
A preocupação já não mais se esgota no certificado ao final do curso. A experiência vivenciada durante esse período de intensa dedicação espera mais do que isso, precisa encantar. A percepção não mais se limita ao ensino, ela extravasa para além das salas de aula, por isso é preciso ter diferentes canais que gerem senso de pertencimento, que construam autoconfiança e engajamento, dando ao aluno mais protagonismo em sua vida.

Oferecer uma experiência relevante e confiável ao cliente é fundamental para o desempenho geral dos negócios de sua empresa

Para além de um discurso meramente acadêmico, há efeitos práticos na vida das pessoas. A experiência acadêmica está intimamente ligada com o indivíduo, porque cada um vivencia suas experiências a sua maneira. Lembro, por exemplo, que um professor levou um grupo de alunos para conhecer o Tribunal de Justiça em São Paulo. Para mim, àquela altura, foi uma das experiências mais marcantes que já tive. Talvez não tenha sido assim com outros colegas.
Experiências como essas conectam o ser humano ao processo de aprendizado contínuo ao longo da vida. Note o quão diferente é para um aluno que, além das aulas, também experimenta iniciação científica, projeto de extensão na comunidade, ou um intercâmbio. Ele cresce e avança! Ter uma superexperiência gera contentamento, enriquece o currículo profissional e se transforma em diferencial para a carreira e para a vida. É crucial, portanto, que aquele que quiser se destacar e brilhar busque diversidade de experiências, seja por meio da pesquisa e da extensão, da mobilidade internacional, de um estágio, de uma visita técnica, da sala de aula, ou da educação continuada. 

 

 

Publicidade

Veja também