Exposição coletiva no museu apresenta peças feitas com lixo

Projeto, que envolve os artistas Itamar Xavier, João Célio, Índio, Fuxa e Joka, possibilita uma reflexão ambiental; abertura ocorre hoje

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 22/08/2021
Horário 07:44
Foto: Cedida
“Lixo que Fala” pode ser conferida até o dia 20 de setembro no local
“Lixo que Fala” pode ser conferida até o dia 20 de setembro no local

A partir deste domingo, às 19h, no Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, de Presidente Prudente, você pode acompanhar a Exposição Coletiva “Lixo que Fala”. O projeto envolve os artistas Itamar Xavier de Camargo, João Célio, Índio, Fuxa e Joka.
A ideia da mostra, segundo Itamar, surgiu da necessidade de expor as obras produzidas com material retirado do lixo, o que possibilita uma reflexão a respeito da reutilização dos materiais. No local, serão expostos quadros, objetos, fotografias e materiais customizados com técnicas de pintura mista.

"Tranformar lixo em arte"

Parte das obras, segundo o artista, foi produzida especialmente para a exposição no museu prudentino, porém, algumas já haviam sido criadas antes de idealizarem a ação. “Transformar o lixo em arte mostra que existem formas de reutilizar materiais. As obras em si possibilitam uma reflexão ambiental e mostram a necessidade de não apenas reutilizar, mas de reduzir e reciclar”, enfatiza o artista.
Itamar relembra que “Lixo que Fala” faz parte de um projeto de ensino de artes, da rede municipal de ensino de Presidente Prudente, que virou uma exposição artística. O projeto, inclusive, ganhou o prêmio “Boas Práticas Pedagógicas” da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), em 2019, e foi semifinalista da competição nacional “Arte na Escola Cidadã”, em 2018. 

SERVIÇO
Para prestigiar a exposição, os interessados podem comparecer ao Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente a partir de hoje. “Lixo que Fala” fica em exposição até o dia 20 de setembro.

Foto: Cedida

Obras possibilitam uma reflexão a respeito da reutilização dos materiais

Veja também