Exposição em Prudente retrata mulheres que enfrentam ou já superaram o câncer

Mostra pode ser conferida na Galeria Takeo Sawada do Matarazzo e visa dar rosto às campanhas de conscientização

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 29/10/2023
Horário 09:08
Foto: Cedida / Jéssica Nakadaira
Projeto fotografou 12 mulheres em diversos estágios de tratamento ou que venceram a doença
Projeto fotografou 12 mulheres em diversos estágios de tratamento ou que venceram a doença

A Galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo, recebe desde sexta-feira, a exposição “Mulheres em Evidência – Essência da Vida”, que foi desenvolvida por alunos e docentes do Centro Universitário de Adamantina, em parceria com a Rede de Combate ao Câncer.

O projeto surgiu durante a campanha Outubro Rosa, em 2022, com a ideia de fotografar 12 mulheres em diversos estágios de tratamento ou que já superaram a doença. Assim, visa dar rosto às campanhas de conscientização, gerar identificação com mulheres que estão passando pela mesma fase e propõe o resgate da autoestima. Além disso, a exposição trata do assunto com leveza e otimismo.

“Foi uma excelente oportunidade para os alunos colocarem seus conhecimentos em prática. Os estudantes fizeram a sessão fotográfica no estúdio do Centro Universitário e as alunas de Tecnologia em Estética e Cosmética foram responsáveis pela beleza. Além da exposição, a fotografias renderam calendário com as 12 participantes. Observar as reações das participantes ao se verem ali não tem preço. É um projeto idealizado com muito carinho”, explica a pró-reitora de Extensão, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli.

A presidente da Rede de Combate ao Câncer, Roseli Lozano Godoy, destaca que a iniciativa elevou a autoestima das participantes. “Só quem passou ou tem alguém próximo sabe como é difícil a doença, desde a fase inicial até o pós, principalmente para as mulheres, já que o tratamento agressivo mexe muito com a autoestima. Esse projeto é muito importante neste sentido, além de ter mostrado o potencial dos alunos. Ficou maravilhoso, realmente digno de uma exposição especial”, comenta.

“Participar do projeto foi uma experiência enriquecedora, de muita troca, afeto e cuidado, onde produzimos e embelezamos com maquiagem, cabelo e massagem as participantes. Foi uma vivência única, que gerou uma gratidão mútua entre as mulheres, alunos e professores”, pontua a professora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, Prof.ª Esp. Damaris Vitorino.

A aluna de Publicidade e Propaganda, Maressa Raissa, conta que fotografar as participantes foi inesquecível. “Sou grata à instituição por ter me proporcionado este momento tão enriquecedor, tanto para a jornada acadêmica quanto para a vida. É de extrema importância para nós, alunos, colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Quando recebemos essa missão, ficamos logo animados”, conta.

“Cada rosto, cada olhar tem uma história a retratar. São mulheres de garra, força, persistência e principalmente fé. Cada uma com sua história de vida e sua forma de enfrentá-la, foram e são um exemplo para nós. Obrigada por nos permitir participar da história de cada uma!”, afirma a aluna do 5º termo do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, Natália Eredia Vansan.

SERVIÇO
As obras ficarão no espaço Takeo Sawada até 3 de novembro de 2023, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. A visitação é segunda a sábado, das 8h30 às 22h e nos domingos e feriados, das 16h às 22h.
 

 

Publicidade

Veja também