Exposição retrata memória da cidadeem 28 paineis

"Ontem e Hoje: A recuperação da imagem de Presidente Prudente através da fotografia (1990 - 2016)", parte de projeto de pesquisa

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 16/09/2016
Horário 08:10
 

Na semana do aniversário de Presidente Prudente, quem passou pelo piso do bloco B3 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) ganhou de presente parte da história da cidade. Isso graças a exposição "Ontem e Hoje: A recuperação da imagem de Presidente Prudente através da fotografia (1990 - 2016)". A iniciativa é resultado de parte de um projeto de pesquisa realizado pelos cursos de Fotografia, Jornalismo e Publicidade, da universidade sobre a memória do município. Está sendo estudado um novo espaço público, para em breve a mostra ser prestigiada por mais pessoas.

De acordo com a professora orientadora do laboratório de fotografia, Maria Luísa Hoffmann, ou Malu como é conhecida, a meta do trabalho era fazer a releitura das fotos de Massuo Aoki, fotógrafo amador que ficou conhecido na região por registrar eventos do cotidiano prudentino, na década de 1990. Ele nasceu no Japão em 1916 e veio para o Brasil em 1925. Nos anos 70 foi membro do Clube Prudentino de Fotografia e possui um acervo que inclui cenas do cotidiano com foco na cidade e na família.

Jornal O Imparcial 28 paineis trazem 4 fotos cada, na visão do fotógrafo Massuo Aoki e releitura e criação do aluno; iniciativa é resultado de pesquisa

Segundo ela, que é a idealizadora do projeto, o mesmo tem o objetivo de mostrar às pessoas a importância histórica das fotos de Massuo para a cidade. "Minha tese de doutorado foi sobre fotografia e um aluno meu disse certa vez que tinha o acervo desse fotógrafo, então começamos a pensar como este poderia virar um projeto de pesquisa. Como eu já havia visto uma exposição em São Paulo nesse sentido, pensei que poderia dar certo e ser bem bacana", expõe Malu.

 

Execução do projeto

Conforme Malu, para realização do trabalho cada dois alunos recebeu a orientação de um professor e ficaram responsáveis pela recriação de três fotografias, cada. Os docentes envolvidos no projeto foram Fabiana Alves, Giselle Tomé, Roberto Mancuzo e Paulo Miguel.

O processo de releitura das imagens foi dividido em etapas, sendo a primeira acessar o acervo disponibilizado pelo neto de Massuo. Em seguida, após várias reuniões, alunos e orientadores analisaram as mesmas. E, finalmente, foram escolheram as fotos que retratavam pontos mais conhecidos da cidade, como: o terminal rodoviário, a Catedral São Sebastião, chafariz de uma praça, o Cristo, vista do Prudenshopping, construção do HR (Hospital Regional), várias vias, Vila Marcondes, Mercado Municipal, Prefeitura, entre outros lugares.

Segundo Malu são 28 paineis com com quatro fotos cada, sendo uma de Massuo Aoki, a releitura do aluno, uma sobreposição e por fim a que representa a visão do aluno, qual denominaram "meu olhar".

 

Experiência


O aluno do 8° termo de Jornalismo, Carlos Volpi, que já participou de uma exposição fotográfica ainda no inicio do curso, também orientado pela professora Malu destaca o quanto foi satisfatório e gratificante divulgar o trabalho para que outras pessoas pudessem admirar.

"Vou  levar essas experiências para a vida, tanto pessoal como profissional. Uma de minhas fotos preferidas foi a releitura da estação ferroviária. Tive certa dificuldade, mas ao mesmo tempo me chamou muito a atenção pela mudança ao longo desses 16 anos", ressalta.

Para Marlene Reverte, aluna do 7º termo de Jornalismo, "além de conhecimento, os envolvidos puderam aprender a observar uma fotografia, como recuperar uma foto de 20 anos atrás, e mais que isso: "Aprendemos ‘olhar’ a visão de outro profissional, no caso Massuo Aoki", frisa Marlene.

 

ALUNOS


Carlos Alexandre Volpi Júnior

Danúbia Leite

Fábio Prado

Guilherme Suzuqui

Larissa Yuri Tatsuta Akiyama

Mariana Siqueira

Marlene Reverte

Nathiele Takahara da Silva

Taíne Paco Correa

Weverson Júnior

 

 
Publicidade

Veja também