Exposição reúne 8 telas que retratam o uso de bicicleta na cidade

“Trata-se de um assunto contemporâneo exposto por meio de uma exposição que valoriza o esporte para o bem-estar das pessoas, e a bicicleta como veículo que propicia isso", acrescenta.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 31/01/2014
Horário 09:04
 

No ano em que o esporte é o grande tema nacional, tanto pela realização da Copa do Mundo de Futebol, no Brasil, quanto pelos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2014, a Cultura Inglesa abre sua agenda cultural do ano nesta sexta-feira, com a exposição "A bicicleta e a cidade", que reúne oito telas do artista plástico Antônio Roberto Ruffino. A mostra - que vai até 28 de fevereiro, com visitação gratuita - segue a tradição da escola de abrir sua agenda anual de eventos com uma exposição de artes plásticas.

"A princípio, a proposta da escola era realizar o evento celebrando também o esporte. No entanto, a obra de Ruffino nos oportunizou ir além", observa o diretor da Cultura Inglesa, Ricardo Sonvezzo. De acordo com ele, partindo da ‘bicicleta’ como um objeto emblemático – visto que ela é símbolo de esporte para uma vida mais saudável e possui um forte apelo ambiental – agregou-se também a ‘cidade’, instaurando um diálogo poético entre os dois temas, por meio da sensibilidade do artista.

"Assim, ‘A Bicicleta e a Cidade’ proporciona ao visitante interagir com a obra de Ruffino e refletir sobre questões universais do nosso tempo, como saúde, mobilidade urbana e sustentabilidade", completa Sonvezzo, e lembra que a mostra retrata o esporte de modo menos competitivo e mais focado na cidadania.

 

Exposição

Por sua vez, o artista ressalta a bicicleta como um importante meio de transporte, que auxilia no trânsito das grandes cidades e contribui para a diminuição da poluição, além de trazer grande benefício físico aos usuários. "Por que, então, não valorizá-la em nosso País?", sugere.

Ruffino explica que, ao todo, serão expostos oito trabalhos retratando bicicletas e cidades, por meio da utilização da técnica mista sobre tela. "A pintura é realizada pela adição de camadas sucessivas de cores de tinta na tela, e após a secagem, é feita a subtração da tinta da camada superior, mostrando as camadas de tinta inferiores. Assim surgem os desenhos", detalha o artista, que se mostra bastante satisfeito em dar o ponta-pé inicial na agenda cultural da escola. "Trata-se de um assunto contemporâneo exposto por meio de uma exposição que valoriza o esporte para o bem-estar das pessoas, e a bicicleta como veículo que propicia isso", acrescenta.
Publicidade

Veja também