Exposições em PP resgatam equipamentos antigos e fotos históricas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 05/08/2015
Horário 10:38
 

A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente, por meio da Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária) e do curso de Artes Visuais, juntamente com o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, realiza duas exposições na universidade, abertas nesta semana e com visitação pública até o dia 21 deste mês. Podem ser vistas em três períodos: cedo, tarde e noite.

No saguão no bloco B3 do campus II, ocorre a exposição "Lentes do Passado". No Espaço Professor Agripino Lima, no bloco A do campus I, é realizada a mostra "Cronologia da Escrita Mecânica: Resgate Histórico".

Os equipamentos expostos possibilitam aos visitantes fazer uma viagem no tempo em relação aos inventos e avanços de câmeras fotográficas e máquinas de escrever, utilizadas em diversas áreas de produção social, econômica e cultural. Entre as primeiras visitas em grupo, pela manhã, esteve vendo câmeras e fotos uma turma do curso de Comunicação Social, da habilitação em Jornalismo.

Para Milena Mendes, a exposição é oportunidade de se aproximar da história que não viveu. "Acho que era algo menos manipulado do que talvez seja hoje, por que não existia edição em Photoshop. Então, era puramente como o fotógrafo conseguia ver a situação que estava registrando", disse Mendes à Rádio Facopp, emissora web da Faculdade de Comunicação Social. Taíne Correa vê a exposição como algo relevante. "É importante ver como era no tempo da Olympus e das câmeras antigas, bem menores e muito mais lentas no seu tempo de obturador, onde você tinha que ficar parado por uma hora ou mais para conseguir uma foto".

Reflexão feita por Correa sobre as "Lentes do Passado" serve também para a "Cronologia da Escrita Mecânica", quando disse que ver equipamentos antigos permite pensar sobre a evolução tecnológica e avaliar como é produzir imagem ou texto utilizando máquinas. Seu entendimento remete ao pensamento e à cultura para produzir algo com conteúdo e qualidade. Citou como exemplo que nos dias atuais todo mundo tira foto de alguém ou de alguma coisa, mas pouca gente fotografa.

Dentre as reproduções de fotos expostas, estão Alberto Santos Dumont e o 14 Bis (1906), a construção do Titanic (1909), o lançamento do Fusca na Alemanha (1938), inauguração de Brasília (1960) e a chegada do homem à lua (1969).

A exposição, que está aberta aos interessados em geral, não somente aos estudantes da Unoeste, é organizada pela diretora do museu, Valentina Romeiro, juntamente com o professor de artes visuais, Josué Pantaleão da Silva e a coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza.
Publicidade

Veja também