Extensão proporciona prática para estudantes

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 16/04/2016
Horário 09:12
Pelo quinto ano consecutivo, o curso de Pedagogia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) mantém em atividade o projeto de extensão "Brinquedoteca: espaço de aprendizagem e ludicidade". Os benefícios são de mão dupla: os futuros pedagogos exercitam a prática de ensinar e os alunos das séries iniciais do ensino fundamental aprendem brincando, por meio de atividades lúdicas. O projeto mantém parceria com a Escola Municipal Professora Francisca de Almeida Góes Brandão, que está inserida no Programa Cidadescola, de ensino integral e integrado.

A escola beneficiária do projeto está localizada ao lado do campus I da Unoeste, onde fica a brinquedoteca que é o espaço de atividades lúdicas da Faclepp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação), o que facilita a locomoção dos alunos, feita a cada 15 dias, sempre na quinta-feira à tarde. São duas turmas, atendidas alternadamente. No dia 14, estiveram presentes alunos do 2º ano, acompanhados da professora Andrea Franco Guimarães e da estagiária Ana Carolina Rosa, que está no 3º termo do mesmo curso de Pedagogia.

Jornal O Imparcial Alunos da Escola Professora Francisca de Almeida Góes Brandão em prática de desenho

Respondem pelo projeto, cadastrado na Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária), a coordenadora da Pedagogia, Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis e o professor de artes Josué Pantaleão da Silva. Eles dizem que a finalidade é a de contribuir para a formação de profissionais que valorizem o papel da cultura e da arte no sentido infantil, num espaço de vivência pela extensão, estudo e pesquisa. A cultura é tratada no sentido mais amplo e a arte é projetada em especificidades como as visuais e a música.

Nessa articulação da universidade com escola de ensino fundamental, a brinquedoteca é o espaço para a vivência de práticas dos estudantes de Pedagogia, associadas aos estudos teóricos da ludicidade, da arte e da literatura; imprescindíveis ao desenvolvimento da criança nas suas várias dimensões, tais como: afetiva, social, cognitiva, psicológica, motora e cultural; conforme os professores responsáveis pelo projeto.

Dentre os estudantes de Pedagogia, participantes das ações doa dia 14, Benedito Reinaldo Prudêncio, que está no 5º termo, conduziu a atividade lúdica musical, valendo-se do aprendizado na universidade e de suas vivências como estagiário na Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos, no bairro Maré Mansa.

De acordo com Augusta, o projeto está aberto para outras escolas interessadas em estabelecer parceria, cujos diretores ou coordenadores devem entrar em contato com os professores responsáveis, na secretaria da Faclepp - (18) 3229-1098.
Publicidade

Veja também