FÃ DE BUENOS AIRES

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 29/11/2018
Horário 08:16

Toni Mello, diretor do Colégio Braga Mello já foi cinco vezes à capital argentina. Diz que adora Buenos Aires, por ser uma metrópole com muitos atrativos culturais e astronômicos e para compras, além de estar a apenas 2h30 de voo de São Paulo. Recomenda dois restaurantes, que já foi em mais de uma oportunidade: um francês, brasserie Petanque, e um Argentino, Fervor.  De passeios indica os parques como o Rosedal, e dos museus. “Meu preferido é o Malba, de arte latino-americana, onde está o Abaporu”.

Bom dia

“Temos que ter o olhar do garimpeiro, que procura pedras preciosas, e não o do urubu, que só enxerga o que está morto”.

(Astromar Miranda Braga)

Novembro azul

Segundo a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), homens a partir de 50 anos devem procurar um médico para fazer o exame de próstata. Quem tem parentes de primeiro grau com a doença ou histórico da enfermidade, também, homens negros, devem começar a fazer o exame antes, aos 45, segundo a entidade. O rastreamento é composto por um exame de sangue para determinar o nível de uma proteína, conhecida como PSA ou antígeno prostático específico, que em excesso na corrente sanguínea pode indicar alterações na próstata, e pelo exame de toque retal.

Chance de cura

Dados da SBU mostram que cerca de 40% dos diagnósticos de câncer de próstata são feitos por meio do PSA, outros 40% pelo PSA e toque retal e o restante detectado apenas no exame de toque3. Quem identifica precocemente o câncer de próstata possui chance de cura de até 90%, de modo que exames devem ser solicitados por um médico e, no caso de um diagnóstico positivo, é recomendável que o homem procure um oncologista para que possam decidir juntos pelo melhor tratamento. Ter acima de 50 anos, ser sedentário, ter uma alimentação inadequada e fatores genéticos, como histórico familiar da doença, combinados, aumentam a chance de surgimento da doença, daí a importância dos exames anuais, alerta o Hospital Regional do Câncder.

Natal

A árvore de natal no térreo do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente tem 150 cartas de crianças do Lar Santa Filomena. Cada cartão traz o nome da criança, a idade, o número de calçado e o tamanho da roupa, para quem quiser doar um presente até o dia 10 de dezembro.

Tecnologia

Produtos automatizados, automóveis, controles remotos, eletrodomésticos e até brinquedos – todos eles podem utilizar microcontroladores. Para quem é da área tecnológica, aprender na prática a usar esse sistema pode ser um grande diferencial para o mercado de trabalho. É por isso que a Fipp (Faculdade de Informática) da Unoeste implantou o Laboratório de Sistemas Digitais e Microcontroladores. O novo espaço confirma a qualidade de uma das melhores estruturas acadêmicas do Brasil. Os cursos da Fipp têm os mais elevados conceitos pelo MEC e estão no topo das graduações do país: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Jogos Digitais, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

Coach de emagrecimento

A personal trainer Cinara Barros concluiu uma formação em “Coach de Emagrecimento” e está fazendo esse atendimento na academia da Art Mulher. “O Coach de Emagrecimento é um processo que trabalha a mente, construindo novas conexões neurais para que a pessoa consiga realmente executar as ações em seu dia a dia, que a levará ao corpo magro”, explicou. Segundo Cinara a  técnica é o que existe de mais avançado no mundo fitness, baseada em neurociência, as tarefas semanais transformam gradativamente a mente gorda em magra. Avisou também que para este ano a agenda já lotou e as reservas já estão abertas para 2019.

Conflitos

Ofensas em grupos de whatsapp têm ido parar na Justiça e motivado condenações por danos morais de até R$ 15 mil. Brigas de vizinhos estão entre os casos mais comuns. O dano moral é avaliado com base na repercussão dentro e fora do ambiente virtual. Embora menos comum, pode ocorrer até mesmo em conversas privadas entre autor e vitima.

ATUAÇÃO A personal trainer e “coach de emagrecimento” Cinara Barros, na Art Mulher

LIVRO “Simplesmente Mara”, da prudentina Mara Cakes, lançado com sucesso na Livraria da Lapa, em São Paulo

REGISTRO Professor Dr. Flávio Pandur: "Novo laboratório da Fipp/Unoeste confirma qualidade de uma das melhores estruturas do Brasil"

Foto: Mariana Tavares

 

EXPERIÊNCIA INOVADORA

PRESIDENTE EPITÁCIO REALIZOU A PRIMEIRA STARTUP WEEKEND

Realizada de 9 a 11 de novembro no Centro de Lazer do Sesi de Presidente Epitácio, a primeira Startup Weekend Presidente Epitácio surpreendeu s expectativas dos organizadores e participantes. O limite de 120 inscritos, definidos pela mantenedora do evento global, foi alcançado com dias de antecedência, esgotando os ingressos e já abrindo demanda para uma segunda edição com data a ser definida. “Conseguimos sediar um evento mundial numa cidade com pouco mais de 40 mil habitantes, com casa cheia, atraindo inscritos de cidades num raio de 400 km!”, disse Jessica Amorin, líder organizadora. “Foi incrível a energia durante o evento, pessoas que nunca se viram se conectaram, partilharem ideias e transformaram-nas em realidade, em um final de semana, trazendo à luz muitas ideias incríveis, soluções que farão muita diferença para a comunidade. Ao final, conseguimos ver que o objetivo principal do Startup Weekend foi entregue aos participantes, a conexão, a experiência, desafios sendo superados e a força de vontade de alcançar, foram despertados neles, foi realmente gratificante”, completou. A equipe organizadora contou com 10 voluntários: Jessica Amorim, Paulo Carneiro, Adael Oliveira, Mirian Siqueira, Camila Polizello, Kathia Nogima, Larissa Ribeiro, Lais Mayumi, Karine Neves e Hully Polo Oliveira, que se dedicaram para entregar aos participantes uma experiência inovadora.

Os campeões

A Techstars Global Startup Weekend Presidente Epitácio teve como vencedora a equipe Playground!, formada por 14 integrantes multidisciplinares, e contou com mais de 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de novos modelos de negócios, nas dependências do SESI local. O modelo de negócios desenvolvido pela equipe Playground! contempla uma plataforma que busca a otimização do atendimento de profissionais da área da Psicologia com usuários diagnosticados com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). A próxima etapa é atender também o público autista. De acordo com a porta-voz do grupo, a developer full-stack Natalia Favareto, a ferramenta tem um propósito de adequar o tratamento de TDAH à era da Web 4.0. “Nossa proposta é adequar a metodologia, que se prova eficiente, a um mundo onde as crianças já nascem conectadas”. Ainda segundo a porta-voz, durante a validação foi possível se deparar com a falta de interesse de crianças no tratamento até então adotado.

Lá e cá

A carga tributária no Brasil, próxima de 36%, é a quarta maior do mundo. À nossa frente estão Suécia, Noruega e Dinamarca, países de Primeiro Mundo. Mas não dá para se alegrar, porque por lá é mais do que visível o retorno do arrecadado em impostos a favor da comunidade.

Inovação

Para Alessandra Sanches, proprietária do Empório Nelore de Ouro, a escolha em trabalhar com uma equipe competente em todos os setores é estratégica porque garante inovação constante, como a produção de cortes de carne novos e métodos de panificação artesanal.

Nhoque da sorte (I)

Tradição do Nhoque da Fortuna é destaque nesta quinta-feira, dia 29. A tradição de comer um belo e suculento prato de nhoque todo dia 29 de cada mês é mantida no Tacchino Ristorante: o Nhoque da Sorte. O prato é servido prato é destaque hoje com todo o ritual que a tradição manda. O Tacchino serve neste dia dois tipos de massas artesanais cuidadosamente preparadas por sua equipe, e 15 opções de molho para acompanhar. Pede-se reservas pelos fones (18) 3221-4741 ou (18) 99107-6346

Nhoque da sorte (II)

A tradição de comer nhoque no dia 29 surgiu de uma lenda do século IV. A lenda conta que São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália, em um dia 29 de dezembro. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas mesmo assim, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada prato havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte acompanhado do famoso ritual de fazer um pedido para cada uma das sete massinhas e, depois, comer à vontade.

INOVAÇÃO + INCLUSÃO Grupo Playground! Terminou o Techstars Global Startup Weekend Presidente Epitácio em primeiro lugar

Foto: Edcarlo Fernandes/Tribovibe

 

RECONHECIMENTO

DAN ROSSETO RECEBE PRÊMIO

Personalidades do teatro receberam o Troféu Nelson Rodrigues, oferecido pela Ancec (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação), em cerimônia no Clube Piratininga, em São Paulo, na última segunda. Entre eles estava o prudentino Dan Rosseto, jornalista e diretor de teatro, reconhecido na premiação como “Personalidade do Teatro em 2018”. "Estou no teatro há 20 anos e receber essa homenagem foi uma forma de sentir que até aqui as coisas deram certo. Eu tenho muito orgulho das minhas conquistas e sei dar valor a quem me ajudou nessa caminhada tão intensa".

 

 

RAPIDINHAS

...

Produtos tradicionais nas ceias de Natal e ano-novo, como castanhas, nozes e frutas da época, já começam a ganhar mais destaque nos supermercados.

...

Apoteótica a apresentação de 70 alunos do curso de violino do Maestro Luizão durante a missa de ação de Graças do Programa Cidadescola, na Igreja da Maristela.

...

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrada em 1º de dezembro, a Pefeitura promove a campanha Fique Sabendo.

...

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) farão testes rápidos para HIV e sífilis até o dia 7 de dezembro. 

...

Além disso, no dia 1º (sábado), haverá um mutirão de testes rápidos na Praça Nove de Julho, das 9h às 11h.

...

 Levantamento inédito da ONG Safernet aponta que os casos de pornografia infantil dominam as denúncias feitas na internet brasileira.

...

Ponto final: Quer saber o sentido da vida? Pra frente.

 

 

 

Publicidade

Veja também