Faça um bem para você!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 19/09/2021
Horário 04:15

Sempre foi enfatizada a importância da atividade física para o ser humano. Seu benefício é significativo para manter a qualidade de vida. Muitas doenças são controladas através da rigorosidade dos exercícios, bem como sua frequência.
Em tempos de pandemia, este assunto veio ainda mais à tona, já que é um fator que colabora bastante também para o emocional das pessoas. E, com a Covid-19, seu antes e depois mostrou que o exercício é essencial para passar pela doença de maneira mais “leve” e no pós, colabora com a recuperação.
A maioria dos malefícios do sedentarismo é velha conhecida da população: aumento de peso, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apneia do sono. A “novidade” da pandemia é que essas comorbidades podem catapultar um paciente acometido pela Covid-19 para um estágio mais grave. Isso nos faz associar a falta de atividade física com maiores complicações e pior prognóstico da infecção pelo novo – nem tão novo assim – coronavírus. Ou seja, a atividade física é essencial.
Para incentivar este a prática da atividade física, muitas iniciativas são realizadas. Entre elas, o Caminhando e Correndo com Saúde. Como noticiado neste diário, a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente e Região está com inscrições abertas para ação, que está em sua 19ª edição. O valor promocional é de R$ 48,90 + 2 quilos de alimento não perecível, que devem ser entregues no dia que pegarem o kit. Atletas acima de 60 anos têm desconto de 50% pelo site www.streetracebrasil.com.br. Todos os anos, é registrada grande participação de público, segundo a organização. O evento, que será realizado no dia 7 de novembro, às 8h, com largada e chegada em frente à Casa dos Médicos, será organizado pela Street Race Brasil. Serão 5 km (quilômetros) de corrida e 3 km de caminhada, que deverão ser concluídos no máximo em 1h30 de prova.
Como já foi dito, a atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, controla os níveis de colesterol e pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade, além do pós-Covid. E, na quarentena, ajuda a reduzir os níveis de hormônios estressantes, diminuindo a sensação de insatisfação e de sintomas depressivos e ansiogênicos. Assim, há liberação de endorfina que promove a sensação de bem-estar, além da liberação da dopamina, que proporciona a sensação de relaxamento. Faça um bem para você!

Publicidade

Veja também