Fake news afogam a verdade nas enchentes do RS

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 07/05/2024
Horário 06:00

Observe estes títulos:
•    300 corpos foram encontrados na cidade de Canoas (RS) durante ação de evacuação;
•    Caminhões de doações estão retidos em postos fiscais do RS;
•    Helicópteros do governo federal não fizeram nenhum resgate no RS;
•    Governador do RS, Eduardo Leite, estava em show da Ivete Sangalo durante enchentes;
•    Água do Rio Guaíba chegou ao topo do muro Mauá e estrutura que protege a cidade está para rachar;
•    Barragens de Santa Mônica, Canastra e Laranjeiras se romperam e águas estão descendo a serra em direção a Porto Alegre;
•    Cabeças de gado são levadas pela correnteza no interior do RS;
•    Apagão generalizado em Porto Alegre;
•    Dinheiro gasto pelo governo federal com o show da Madonna poderia ser investido no RS para ajudar vítimas das enchentes.

São fatos de assustar, não é? Imagino que você aí deve ter até recebido algumas destas manchetes no celular nos últimos dias, inclusive acompanhadas de imagens e vídeos impactantes. 
Mas sabe o que estas informações possuem em comum? 
Elas são falsas. 
São exemplos de desinformação em meio a uma das maiores tragédias climáticas brasileiras dos últimos anos: as cheias no Rio Grande do Sul. 
Estas informações foram criadas intencionalmente por alguém que tem intenções políticas, religiosas ou por pura maldade.
Estas informações foram replicadas e repassadas por pessoas que também possuem intenções políticas, religiosas, maldade ou por terem sido sutilmente enganados por um sistema criminoso de produção de fake news. Isso mesmo. Não é brincadeira. Não é engano e muito menos descuido. É crime. 
Enfim, fato é que NÃO foram encontrados 300 corpos na cidade de Canoas (RS); caminhões de doações NÃO estão retidos em postos fiscais do RS; Helicópteros do governo federal FIZERAM resgates no RS; o governador do RS, Eduardo Leite, estava no show da Ivete Sangalo, mas no ano passado; a água do Rio Guaíba NÃO chegou ao topo do muro Mauá e estrutura que protege a cidade NÃO está para rachar; A barragens de Santa Mônica, Canastra e Laranjeiras NÃO se romperam e águas NÃO estão descendo a serra em direção a Porto Alegre; Cabeças de gado NÃO foram levadas pela correnteza no interior do RS nesta enchente; NÃO houve apagão generalizado em Porto Alegre; e o governo federal NÃO investiu dinheiro no show da Madonna, evento custeado pela iniciativa privada e pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
Como em toda guerra ou situação de crise extrema, uma das principais vítimas é a verdade. Não piore as coisas para o povo do Rio Grande do Sul. Seja honesto e faça checagens de tudo que recebe. Há pessoas ruins neste mundo, pode acreditar, e você não precisa se juntar a elas. 
 

Publicidade

Veja também