Fale com clareza em vídeos e palcos

Maria Ferri

COLUNA - Maria Ferri

Data 13/12/2020
Horário 08:50

Olá! Começo a coluna de hoje ensinando como ter uma linguagem clara, objetiva e que contenha todas as informações mais importantes, por grau de relevância, para que sua mensagem seja bem compreendida tanto em vídeos como em apresentação em palcos. Para isso, faça um planejamento mental do que vai falar: começo (abertura), meio (desenvolvimento) e conclusão. Igual a uma redação. Tenha um esquema mental para não perder a objetividade da sua mensagem.

Sentido completo

A mensagem deve ter sentido completo, não adianta ser raso, ou pela metade. Aborde o tema de uma forma que seja bem compreendido. Por isso, recomendo abordar um tema por vez. Se for um vídeo para rede social, aborde apenas um tema nele, para que as pessoas entendam bem o discurso. Escolha esse tema e aprofunde-o para que a audiência compreenda a sua mensagem.

Use frases curtas

Outro recurso que utilizei muito nas coberturas jornalísticas e que uso até o momento é elaborar frases curtas. É mais fácil de pronunciar, de fluir o raciocínio. Isso evita também os erros de concordância. Pense em como pode falar a mesma coisa de forma mais rápida, simples, sem rodeios. Vá direto ao ponto. Procure, sempre que possível, utilizar a voz ativa. Exemplo: a polícia prendeu o ladrão em vez de o bandido foi preso pela polícia. É bem mais fácil de falar e de compreender frases assim.

Outra dica é ir direto ao assunto mais importante, sem rodeios. As pessoas precisam entender o assunto que está abordando logo no início. Também evite o uso de jargões e estrangeirismos. Se precisar usar algum termo desses, explique o que é, do que se trata, rapidamente.

Escolha bem as palavras

A escolha das palavras também é um fator fundamental. Escolha as de domínio público, mais simples, fáceis, de senso comum.  Você não precisa usar uma linguagem extremamente culta para ser reconhecido. A sua mensagem precisa ser compreendida.

Atenção também às palavras com dupla interpretação. Use as que não causem desconforto ou polêmicas. Gostou da coluna de hoje? Acompanhe meu Instagram: @mariaferrioficial. Até mais!

Veja também