Falta de linhas e buracos em vias são pontos negativos

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES E OSLAINE SILVA

Data 18/09/2016
Horário 11:27
 

 


Dois anos atrás, moradores da Vila Formosa, em Presidente Prudente, reclamavam da falta de linhas de transporte urbano, principalmente que ligassem o bairro até o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. A reportagem retornou ao local nesta semana para verificar se o apontamento fora resolvido. O comerciante Oriodante Benites, 54 anos, morador na localidade há mais de 30 anos, relata que a problemática continua. "Além disso, faltam pontos de ônibus cobertos, para acomodar as pessoas que precisam esperar por mais de meia hora pelo transporte", expõe.

Por outro lado, a aposentada Urbana Carvalho Gomes comenta que a população "reclama demais e de tudo". "Moro aqui há mais de 47 anos e tenho este bairro como um dos melhores para se viver!", exclama.

Nesta semana, outra reclamação foi feita na região pelo casal João Maria, 67 anos, e Consolação Maria, 63 anos. Segundo eles, as calçadas em volta da Escola Municipal Aparecida Alves estão sendo destruídas por caminhões que sobem na estrutura.

"Na tentativa de manter esses veículos afastados, plantei um coqueiro em um dos buracos, a fim de servir como obstáculo, mas, foi em vão. A passagem dos pedestres está intransitável", frisa.

A reportagem esteve no local e constatou que a calçada se encontra esburacada. Procurado, o secretário da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), Laércio Batista de Alcântara, informou que o órgão responsável pela área será notificado para a providência dos reparos. Com relação a veículos estacionados em calçadas, o titular diz que a postura é proibida por lei e deve ser multada pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) e Polícia Militar, quando voltar a ocorrer.

 

Histórico


Implantada em 1948 e distribuída em uma área de 78 mil metros quadrados, a Vila Formosa faz divisa com o Jardim Bongiovani, Vila Industrial e Rio 400. De acordo com o titular da Seplan, o bairro ainda possui muitas residências, porém, seu padrão passou por mudanças nos últimos tempos, visto que atividades comerciais ali foram concentradas em virtude de sua localização e fácil acesso aos principais bairros de Presidente Prudente, sejam na Avenida Brasil, Rua Antônio Rodrigues e marginal da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Segundo Laércio, a área ainda abrange o Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior de São Paulo) de Presidente Prudente, escolas tradicionais e uma das primeiras creches do município, inaugurada na década de 90. "Além disso, várias empresas veteranas estão localizadas na Vila Formosa, bem como o antigo prédio do Lar dos Meninos , que faz parte da história da cidade", elenca. O titular da pasta destaca que o último recapeamento foi promovido pela Prefeitura em 2010.
Publicidade

Veja também