Falta de voos no começo da manhã a partir de março preocupa usuários 

Abav-SP/Aviesp indica que Aeroporto de PP não terá mais decolagens no início do período matutino já no mês que vem e atribui situação a reajustes de tarifas da ASP; concessionaria nega aumentos

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 12/02/2023
Horário 04:02
Foto: Arquivo
Concessão do Aeroporto de Presidente Prudente foi concretizada em abril do ano passado 
Concessão do Aeroporto de Presidente Prudente foi concretizada em abril do ano passado 

Os usuários do transporte aéreo demonstram preocupação com a falta de voos no começo da manhã em Presidente Prudente a partir de março. A Azul Linhas Aéreas confirmou à reportagem de O Imparcial que suas operações no Aeroporto de Presidente Prudente serão alteradas no mês que vem, quando a companhia aérea passará a ofertar três voos diários ao município, distribuídos nos turnos da manhã - por volta das 11h - tarde e noite. 
A Gol Linhas Aéreas opera voos diários apenas no período vespertino. Já a Latam oferta sete voos semanais sem pernoite há seis meses no aeroporto prudentino e, conforme a companhia, não há previsão de alteração para uma operação com pernoite nos próximos meses. 
A informação de que a região, a partir de março, não terá mais voos pelo começo da manhã no Aeroporto de Presidente Prudente vem da Abav-SP/Aviesp (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo), que atribui a situação ao aumento feito pela ASP (Aeroportos Paulistas) - concessionária que, no ano passado, assumiu a gestão do aeroporto - no valor da tarifa para pernoite dos aviões, de modo que não compensa para as companhias virem à noite, deixar o avião no município e sair pela manhã. No entanto, a ASP nega os reajustes. 
O empresário do ramo de tecnologia imobiliária, Neder Izaac, faz uma projeção caso os voos no início da manhã não ocorram mais a partir de março. De acordo com o empresário, sua rotina de ida até São Paulo e volta a Presidente Prudente será “afetada totalmente”. “Para eu chegar para trabalhar segunda-feira em São Paulo, pego o voo as 7h na segunda e 9h estou no meu escritório. Com a mudança, para chegar no mesmo escritório, terei que sair domingo às 15h, perder toda tarde de domingo com minha família, e pagar uma noite de hotel para estar em São Paulo”, pontua Neder. “Terei que gastar mais uma noite dormindo em São Paulo de quinta para sexta, pegar o voo às 11h para chegar meio-dia em Prudente. Ou seja, além de eu voltar um dia depois pra casa, eu também não conseguirei trabalhar nem em Prudente e nem em São Paulo de manhã”, acrescenta o empresário.Para a empresária do ramo de alimentação, Sônia Piai, que viaja rotineiramente para a Bahia e faz conexões em São Paulo ou Campinas (SP), se os voos do começo da manhã forem extintos, o principal prejuízo será a perda das conexões para todo o país no mesmo dia. “Dessa forma, teremos que pernoitar em São Paulo ou Campinas para pegarmos as conexões. Também atrapalha quem passa o dia em São Paulo a trabalho e volta à noite”, sinaliza Sônia. 

Versão da Abav-SP/Aviesp

O vice-presidente da Abav-SP/Aviesp, Marcos Lucas, vê com preocupação o aumento das tarifas do aeroporto, mesmo que não confirmadas pela ASP, e ressalta que a entidade está num processo de apuração quanto ao percentual de alta dos preços, não só relacionado à taxa cobrada para o pernoite das aeronaves. “O avião só não cobra para decolar. Todo o resto é cobrado”, pontua. 
Marcos Lucas lista o que subiu em relação as taxas aeroportuárias do Aeroporto de Presidente Prudente: 

•    Taxa mensal para movimentação de cargas subiu de R$ 1,5 mil para R$ 15 mil; 

•    Taxa para uso/locação de hangar que é alocado ali há 40 anos subiu de R$ 9 mil para R$ 25 mil; 

•    Tarifas de embarque são reguladas pela Infraero, então, a ASP não tem essa autonomia, mas as taxas de pernoite de aeronaves e de aproximação do avião sim.

De acordo com o vice-presidente da Aviesp, o efeito dominó com o aumento de preço nas tarifas e a consequente falta de voos pela manhã no Aeroporto de Presidente Prudente a partir do mês que vem irá desaguar no preço do bilhete para viajar de avião, que tende a ficar mais salgado. “E aí se tira esses horários da ponta, quer dizer indo pela manhã e voltando à noite, além de tirar a opção dos passageiros de fazer os seus negócios em São Paulo e região por um dia e voltar, as tarifas também acabam numa oferta menor de assentos e obviamente a tarifa tende a aumentar, é uma lei de mercado: quanto menos oferta, maior o preço”, ressalta Marcos Lucas, e conta que a Abav-SP/Aviesp chegou a marcar uma reunião na sexta-feira retrasada com o CEO da ASP, Dario Rais Lopes, no entanto, o encontro, segundo Marcos Lucas, foi desmarcado de última hora.  

Versão da ASP

Em nota à reportagem de O Imparcial, a ASP negou os reajustes e pontuou que as “tarifas aeroportuárias do Aeroporto de Presidente Prudente permanecem as mesmas desde que a concessionária assumiu o empreendimento, em abril de 2022” e que “o reajuste acontecerá apenas em momento posterior, observando as normativas do Anexo 05 do Contrato de Concessão”. 
A empresa também destaca que “as tarifas são reguladas por lei federal, por resoluções da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo próprio Governo de São Paulo, por meio do contrato de concessão, e remuneram a concessionária pelos serviços, manutenção e infraestrutura utilizada para embarque, conexão, pouso, permanência, armazenagem e capatazia”.
Segundo a ASP, “as tarifas de armazenagem e capatazia se destinam apenas à movimentação de carga a ser importada ou exportada e, portanto, não se aplicam ao Aeroporto de Presidente Prudente, que também não pratica ‘taxa mensal para movimentação de cargas’”. 
Na sequência, a concessionária aeroportuária contrapõe os argumentos utilizados pelo vice-presidente da Abav-SP/Aviesp quanto às tarifas de navegação aérea e ao uso e locação de hangares:

•    Sobre as tarifas de navegação aérea, a ASP relata “que o serviço de navegação aérea não integra o escopo do contrato de concessão” e por conta disso a concessionária “não cobra tarifas de aproximação do avião"; “As tarifas destes serviços são estabelecidas pelo Comaer [Comando da Aeronáutica] e, no caso do Aeroporto de Presidente Prudente, são arrecadadas pela NAVBRasil, que opera a torre de controle do aeroporto e presta os serviços de navegação aérea”;
 
•    Quanto à cobrança para o uso e locação de hangares, a concessionaria informa que “as receitas relativas à locação e uso de hangares, áreas comerciais e uso do estacionamento de veículos não configuram tarifas aeroportuárias, mas transações comerciais entre entes privados”; “É oportuno destacar que não há hangar de empresa aérea regular que tenha sido afetado por esta nova sistemática no Aeroporto de Presidente Prudente".

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