Famílias de baixa renda de 3 cidades da região podem solicitar parabólica digital gratuita

Inscritos no CadÚnico devem fazer substituição do equipamento para garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com chegada do 5G

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 06/03/2023
Horário 16:06
Foto: Agência Brasil
Famílias de baixa renda podem fazer substituição do equipamento de forma gratuita
Famílias de baixa renda podem fazer substituição do equipamento de forma gratuita

Famílias de baixa renda de três cidades da região de Presidente Prudente podem solicitar o agendamento e a instalação de uma parabólica digital. São contempladas, neste momento, Iepê, Nantes e Rancharia, que terão, até 30 de junho deste ano, autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para começar a transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5G Hz. Nesses municípios, o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) já aprovou o cronograma operacional da EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) contendo o planejamento das atividades necessárias para a referida liberação.

Para participar, é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.

De acordo com o Ministério das Comunicações, os equipamentos de recepção do sinal são mais modernos e visam garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada da tecnologia móvel do 5G, pois o sinal é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional e isso implicaria em chuviscos e chiados. Além disso, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Como agendar

As famílias que se enquadram no perfil para receber as antenas de TV parabólica devem agendar a troca dos kits pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. O beneficiário informa dados pessoais, o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física) e o NIS (Número de Inscrição Social).

“Com a nova parabólica digital, o público assiste a uma programação com som e imagem muito superiores ao modelo tradicional. Além disso, são mais de 100 canais à disposição, inclusive regionais, e totalmente gratuitos”, afirmou o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra.

Trabalhos de migração

Em Iepê, Nantes e Rancharia, começaram no dia 27 de fevereiro os trabalhos de migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, o agendamento para instalação de kits receptores à população e a desocupação desta faixa por sistemas do FSS (Serviço Fixo por Satélite), com instalação dos filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas. As medidas são condicionantes para a liberação do 5G.

Liberação do sinal

Conforme noticiado por O Imparcial, 24 cidades que compõem a região terão, até 30 de junho, autorização da Anatel para começar a transmitir o 5G. A decisão possibilitará que as operadoras solicitem a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis, a fim de alcançar 478.376 habitantes desta parte do oeste paulista, conforme estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021. Outros 29 municípios da região ainda terão o cronograma operacional planejado. Deste total, cinco devem contar com a liberação do 5G até 1º de janeiro de 2026. As restantes ainda estão com data indefinida (veja a relação completa clicando aqui).

A Anatel ressalta que a liberação da faixa em parte da região a partir de junho não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Vantagens do 5G

A Anatel explica que o 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis. Entre os avanços esperados (em relação ao 4G), estão aumento das taxas de transmissão, ou seja, maior velocidade; baixa latência, o que implica na redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações; maior densidade de conexões, isto é, aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área; maior eficiência espectral, o que significa o incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético; e maior eficiência energética dos equipamentos, redução do consumo de energia e, consequentemente, aumento da sustentabilidade.

Publicidade

Veja também