Farmácia dia e noite

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 05/04/2023
Horário 04:44

Em requerimento aprovado nesta semana pela Câmara Municipal, o vereador Demerson da Saúde (PSB) solicita do prefeito Ed Thomas (sem partido) e da Secretaria Municipal de Saúde que a Farmácia Central fique aberta 24 horas por dia, pelo menos nesse momento de crise da dengue.  

INTENSOS E DIUTURNOS
Conforme o vereador, têm sido intensos e diuturnos os atendimentos em unidades de saúde e em hospitais de Presidente Prudente; de tal forma que os pacientes com fortes sintomas da doença precisam de remédio imediatamente.

HORÁRIOS ATUAIS
A Farmácia Central, que disponibiliza medicamentos gratuitamente, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h; sendo que aos domingos e feriados reduz o expediente em quatro horas, funcionando das 7h às 19h.
  
NAS ENTRELINHAS
A reportagem de O Imparcial traz a notícia e o Plantão apresenta alguns fragmentos sobre a votação de denúncia que poderia resultar em abertura de processo de cassação do prefeito Ed Thomas (sem partido). 

EMENDAS IMPOSITIVAS
O denunciante vereador Mauro Neves (Pode) apresentou documentos sobre descumprimento da LOA (Lei Orçamentária Anual) em relação a emendas impositivas de sua autoria para compra a instalação de ar-condicionado em escola. 

FORA DO EXERCÍCIO
Conforme a denúncia, recursos destinados pelas emendas não foram aplicados dentro do exercício fiscal de 2021, conforme determina a lei. A denúncia colocada em votação foi rejeitada por 7 votos a 5.

PELO ARQUIVAMENTO
Contra a denúncia: Douglas Kato (PTB), Joana D´Arc (PSB), Joãozinho da Saúde (União Brasil), Nathália Gonzaga (PSDB), Ivan Itamar (PSB), Wellington Bozo (MDB) e William Leite (MDB).  Teve voto tão baixo, que quase não deu para ouvir. 

PELA INVESTIGAÇÃO
Votaram a favor de que os fatos fossem investigados: Demerson da Saúde (PSB), Dr. Enio Perrone (União Brasil), Professor Negativo (Pode), Miriam Brandão (Patriota) e Fernando Gesse (Pode), que na votação, por lei, assumiu como suplente de Neves.   

FALTOU DEBATE
Somente Fernando falou e em dois momentos: na tribuna e em justificativa de voto. Sua defesa foi a de que os fatos deveriam a ser apurados, por entender que lei é para ser cumprida e, inclusive, para por os pingos nos is.

EFETIVO OU NOMEADO
O Plantão tem pensamento idêntico ao do suplente que, durante a leitura da denúncia e votação, ocupou o cargo de vereador: a de que o prefeito não tem como acompanhar as licitações e que existem servidores (efetivos ou nomeados) para esse serviço. 

PARA SE PENSAR
Portanto, possivelmente seja o caso dos legisladores brasileiros repensarem a relação do Executivo com os processos licitatórios. Porém, pode ser que isso seja uma bobagem, diante da inteligência da legislação em vigor, sobre objetivo e alcance, etc. 

PRIMEIRO ESCALÃO
Alguns secretários municipais, incluindo a da Educação, Sirlei Oliveira, estiveram na Câmara Municipal e puderam ouvir ao vivo o presidente Tiago Oliveira (PTB) anunciando em bom tom que a denúncia seria arquivada. 

Publicidade

Veja também