Fase amarela: cuidado, diminua a velocidade

EDITORIAL -

Data 12/09/2020
Horário 04:21

Enfim, o que todos esperavam, ou pelo menos grande parte da população: todo o Estado está neste momento na fase amarela do Plano São Paulo, permitindo que atividades não essenciais, como bares, restaurantes e outros serviços funcionem dentro de horários e capacidade determinadas. Vale lembrar que assim como em um semáforo, a cor amarela indica “atenção” e mostra aos motoristas que a parada obrigatória está próxima. Assim, os condutores sabem que ao avistarem o “sinaleiro” mudando para o amarelo, deve diminuir a velocidade e parar o seu carro, moto, caminhão, trem, enfim, o veículo qual estiver conduzindo.
É importante que a população entenda que é preciso colaborar para que toda a região se mantenha assim até a próxima classificação que será feita em outubro. A cautela é imprescindível, porque estamos lidando com algo ainda desconhecido. Embora até mesmo os profissionais da saúde e especialistas divirjam sobre o contágio ou tratamento da Covid-19, está evidente que ela afeta condições de trabalho, a saúde física e mental de muitas pessoas. E mata sim. Infelizmente.
Não custa seguir as orientações, os protocolos que as organizações de saúde orientam, como usar máscaras, álcool gel, lavar as mãos, nada de abraços, aperto de mãos e muito menos aglomerações... Isso pode ajudar que sua cidade - se não chegar à fase verde - pelo menos se mantenha como está, na fase amarela!
Outra coisa muito importante é que o senso de solidariedade continue, pois muitas pessoas estão com seus lares, seus trabalhos, seu ganha pão, literalmente, na fase vermelha. Dividir faz bem. Não precisa tirar da boca da sua família, mas dá para dividir.  Estamos vivendo um ano muito difícil, confuso, cheio de medos, incertezas e mais do que nunca, mesmo que à distância, uns precisando do outro. Não podemos dar as mãos, fisicamente, mas simbolicamente nada nos impede. 
Prevenção, cuidado e solidariedade significam respeito a sua e à vida do outro. Limpemos a vidraça de nossas casas para podermos enxergar nitidamente do que talvez um vizinho possa estar precisando. Este é um momento em que devemos estar unidos, ainda que separados!
 

Publicidade

Veja também