Fatec de Prudente sedia encontro regional para fortalecer articulação entre ensinos técnico e superior

Estratégia visa promover sinergia entre escolas técnicas e faculdades de Tecnologia para melhor atender demandas do mercado de trabalho

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/10/2025
Horário 17:36
Foto: Cedida
Encontro para planejamento de articulação do ensino médio técnico com ensino superior ocorreu na terça
Encontro para planejamento de articulação do ensino médio técnico com ensino superior ocorreu na terça

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente foi palco de um importante evento educacional nessa terça-feira: o Encontro Regionalização AMS do NRA (Núcleo Regional de Administração) 08, que abrange as regiões de Marília (SP) e Presidente Prudente. Com o objetivo central de planejar e aprofundar a AMS (articulação do ensino médio técnico com o ensino superior), o encontro reuniu líderes e especialistas para traçar um futuro educacional mais integrado e eficiente para os estudantes da região.

A Regionalização AMS é uma estratégia fundamental do CPS (Centro Paula Souza) para promover uma maior sinergia entre as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e as Fatecs. A meta é garantir uma transição mais fluida e um percurso educacional mais robusto, preparando os alunos de forma integrada, desde o ensino médio técnico até o ensino superior tecnológico, para as demandas do mercado de trabalho.

O evento, que durou o dia todo, contou com a presença de líderes institucionais e parceiros. A mesa de abertura foi composta pelos professores Ari Alves de Oliveira Filho (anfitrião); Clóvis Dias (presidente do CPS); Pedro Cunha (gerente de Projetos da Fundação IOCHPE); Robson Santos (coordenador técnico da Coordenadoria Geral de Ensino Superior de Graduação, a CGETEC); Divanil Urbano (coordenador técnico da CGETEC); e Sônia Fernandes (responsável pela regionalização).

Após um dia de profundas discussões e alinhamentos, o evento foi encerrado com a reunião da equipe CGETEC com os superintendentes das Etecs e a reunião da equipe CGESG com os coordenadores das Fatecs, consolidando os planos de ação para a efetivação da Regionalização AMS na prática.

“O encontro reafirma o compromisso do Centro Paula Souza em aprimorar continuamente a qualidade do ensino técnico e superior tecnológico, garantindo que os jovens das regiões de Marília e Presidente Prudente tenham acesso a um percurso educacional coeso e de excelência”, pontua a instituição.

Publicidade

Veja também