Fatos que marcaram a década na região

Prudente e região sofreu grandes mudanças, a maioria positivas, que causaram impacto em diversas áreas

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 31/12/2019
Horário 04:23
Paulo Miguel - João Domingos causou grande mudança no cenário e políticas públicas de Prudente
Paulo Miguel - João Domingos causou grande mudança no cenário e políticas públicas de Prudente

Encerramos, em 31 de dezembro de 2019, pontualmente à meia noite, a segunda década do terceiro milênio. Os anos entre 2010 e 2019 foram marcados pela velocidade de uma geração com ânsia por transformar o mundo. Presidente Prudente e o oeste paulista também entraram na onda e foram marcados por importantes fatos, dos quais, alguns, esta matéria destaca: No turismo, a inauguração do Parque Aquático da Cidade da Criança; na economia, o marco da 50° Expo Prudente; na habitação, a construção do grande conjunto habitacional João Domingos Netto e na política, o poder executivo nas mãos do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

 

MAIS DE 60 MIL

VISITAS AO ANO

Na década iniciada em 2010, Prudente ganhou o Parque Aquático do complexo turístico da Cidade da Criança, que hoje figura como um dos principais atrativos da capital regional, recebendo anualmente de 60 mil a 70 mil visitantes, sendo 60% do fluxo de turistas e 40% de munícipes.

O secretário municipal de Turismo, Paulo Silvio Sanches, afirma que hoje o Parque Aquático é um dos mais importantes destinos de lazer da cidade. Criado em 2011, o local sempre recebeu, de acordo com Paulo, melhorias e manutenções.

 

AGRONEGÓCIO

É DESTAQUE

De suma importância para o agronegócio de Prudente e região, a Expo Prudente chegou nem 2013 a sua 50° edição. A festa se destaca por fortalecer a economia da cidade, pois atrai um grande número de pessoas, que aumenta o consumo em lanchonetes, pizzarias, restaurantes, postos de gasolina e a ocupação em hotéis.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto da Silva Corrêa, Casagrande, enfatiza que “temos que considerar a relevância da Exposição e o desenvolvimento técnico e empresarial dos criadores de gados de nossa região. Paralelamente a este ponto, destacamos a presença de várias empresas ligadas a agroindústria que participam das festas da Expo”, ressalta.

 

UMA NOVA CIDADE

DENTRO DE PRUDENTE

Situado na zona norte de Prudente, o conjunto habitacional João Domingos Netto merece destaque por ser uma verdadeira cidade dentro do município, tendo em vista que conta com 2.453 unidades habitacionais.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Luiz Abel Gomes Brondi, “o bairro João Domingos Neto foi uma demanda herdada desde 2001 com o sorteio dos lotes urbanizados. A demanda foi solucionada a partir de 2010 pela união de esforços do município com o governo estadual e federal, através da Caixa Econômica Federal e de construtoras, viabilizando a execução”. As chaves das casas foram entregues no dia 16 de setembro de 2015 aos proprietários e contou com a presença da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

 

EXECUTIVO NAS

MÃOS DO PTB

Na última década, a política prudentina teve em seu mais alto posto um homem filiado ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), seja na pessoa do ex-prefeito Milton Carlos de Melo Tupã (2009 – 2016), ou do prefeito Nelson Roberto Bugalho (2017 – atualidade). A reportagem procurou o presidente do PTB em Prudente, Rodnei Rena Rodrigues, para comentar a hegemonia política, mas não obteve respostas até o fechamento desta matéria.

Publicidade

Veja também