Fecajun promove resgate da cultura caipira

Evento, realizado a partir de amanhã em Junqueirópolis, aguarda cerca de 2 mil visitantes até domingo, com entrada franca

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 07/05/2015
Horário 08:02
 

Um resgate da cultura popular, da vida, os costumes e a arte do homem caipira. Este é o objetivo do Fecajun 2015 - 2º Festival Caipira de Junqueirópolis, evento que engloba o 9º Encontro de Violeiros de Junqueirópolis e a segunda edição da Feira de Artesanato Caipira e da Festa da Cozinha Caipira. A festa ocorre neste fim de semana, de amanhã a domingo, no Recinto da Aceruva. Segundo Renato de Jesus Souza Silva, conhecido como Jesus de Burarama, coordenador do Clube Amigos da Viola, a organização aguarda um público de 1,5 mil a 2 mil pessoas, nos três dias. A entrada é franca.

"Temos trabalhado focados em promover a cultura caipira, que é a base dos brasileiros, principalmente, do povo paulista, levando um pouco desse universo aos moradores da cidade e visitantes da região", ressalta Burarama.

Jornal O Imparcial Levi Ramiro participa com show e oficina de viola de cabaça

De acordo com o coordenador, durante a festa serão oferecidos ao público presente, além de shows com as melhores duplas caipiras e violeiros da região, uma mostra do artesanato caipira regional (colchas de retalho, fuxico, crochê, bordados, brinquedos de madeira, lembrancinhas, etc); um museu caipira com peças como ferro de passar (à brasa), pilão, monjolo, balaio, tigelas de madeira, entre outros.

Burarama diz que, só em pensar, já dá água na boca as deliciosas comidas típicas que serão preparadas para o público por entidades sociais da cidade, como o pessoal da Terceira Idade, Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e outras.

E menciona que uma das barracas que chama a atenção da maioria é a da queima de alho (feijão tropeiro, arroz carreteiro, carne de porco, etc). Especiarias feitas a partir do milho e do coco também fazem sucesso. Além das que servem os aperitivos tradicionais de todas as festas como espetinhos, pasteis, cachorro quente e muito mais.

Ainda entre as atividades, estarão oficinas de cordel caipira, ministrada por ele mesmo, de fabricação de viola de cabaça com o violeiro Levi Ramiro, e de toque da viola com o conceituado violeiro Zeca Collares, que ainda farão bonitos shows durante o evento.

"Teremos em torno de 20 artistas por noite, de toda a região no Encontro de Violeiros. Esperamos ter um festival tão bom quanto foi no ano passado, para que essa festa não pare por aqui e que todos possam apreciar quão valiosa é a cultura caipira. O homem caipira, por estar distante da civilização, sempre fez suas próprias coisas. Cantava o sertão, seus dias, sua vida! Vale a pena relembrar, viver e propagar esse universo", exclama o coordenador.

 

Projeto premiado


Orgulhoso, Jesus de Burarama comemora por mais uma vez o projeto ser premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura), dentro do Concurso de Apoio a Projetos de Promoção das Culturas Populares e Tradicionais no Estado de São Paulo.

Tendo como proponente o violeiro de Junqueirópolis, João Xavier da Silva, e realizado em parceria com o Clube Amigos da Viola, de Presidente Prudente, o Fecajun permitirá a participação de várias entidades municipais ligadas à promoção social, sendo que ainda terá desdobramentos no decorrer deste ano, com várias atividades culturais a serem oferecidas gratuitamente à população de Junqueirópolis.

"Agradecemos desde já a todos que possam se juntar a nós para que nossa festa seja um grande sucesso e que venha somar ao Caipirapuru, de Irapuru; ao Pacaviola, de Pacaembu e ao Viola Solidária da Apae de Martinópolis, como um dos baluartes da viola caipira e da música raiz na nossa região", conclui o coordenador.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

SEXTA

Horário Atividade              

10h às 12h             Oficina de Literatura de Cordel Caipira - Jesus de Burarama

14h         Oficina de Toque de Viola - Zeca Collares

16h         Oficina de fabricação de viola de cabaça - Levi Ramiro

18h às 22h             Feira de Artesanato e Culinária Caipira e Museu Caipira

19h         Palco aberto

19h30h   Abertura Oficial - Orquestra de Violas do Projeto Guri

20h         Orquestra Tradição Caipira (Tupi Paulista)

20h         9º Encontro Regional de Violeiros - Convidados Julinho & Manoel, Marcelo & Dorival, Campinense & Porto Rico, Dezão do violão, Aurelino & Moisés, Vino & Victor

20h30     Grupo Chora Viola - Benê Soares e Rouxinol

21h         Show - Renato Mendonça

22h         Show - Levi Ramiro

 

SÁBADO

Horário Atividade              

10h às 12h             Oficina de Literatura de Cordel Caipira - Jesus de Burarama

14h         Oficina de Toque de Viola - Zeca Collares

16h         Oficina de fabricação de viola de cabaça - Levi Ramiro

09h às 22h             Feira de Artesanato e Culinária Caipira – Museu Caipira

19h         Palco aberto

19h30     Caipira Nova Geração - jovens duplas de música raiz (viola ou sanfona): Bruno Viola, Caique Mello, Leo Souza & Daniel e Rafael Azevedo

20h         9º Encontro Regional de Violeiros   Convidados: Roger & Mesquita, Trio Dracenense, Júlio Santin e Marcos Azevedo

20h30     Grupo Toque de Viola de Irapuru - Mauro Silva & Oliveira

20h30     Orquestra de violas de Inúbia Paulista

21h         Show - Bruno Sanches

22h         Show - Zeca Collares

22h30     Show - Trio Prudentino

 

DOMINGO

Horário Atividade              

10h às 12h             Oficina de Literatura de Cordel Caipira - Jesus de Burarama

14h         Oficina de Toque de Viola - Zeca Collares

16h         Oficina de fabricação de viola de cabaça - Levi Ramiro

18h às 22h             Mostra e Feira de Artesanato Caipira – Museu Caipira

20h         9º Encontro Regional de Violeiros – Convidados: Mariano da Viola, Nardi & Narciso, Tião Abatiá & Rouxinol

21h         Orquestra Paixão Caipira de Panorama

23h         Encerramento - Grupo Sol Nascente ou Roda de Viola

 
Publicidade

Veja também