Feira da Reforma Agrária completa 6 anos com festival de produtos agroecológicos

Evento será realizado neste sábado (12), das 9h às 18h, em frente ao Galpão da Lua em Presidente Prudente e reunirá assentados e comerciantes da cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/08/2023
Horário 15:28
Foto: Cedida
Feira da Reforma Agrária, com produtos agroecológicos, já ocorre há seis anos na FCT Unesp
Feira da Reforma Agrária, com produtos agroecológicos, já ocorre há seis anos na FCT Unesp

A tradiciona Feira da Reforma Agrária de Presidente Prudente completa seis anos em 2023 e para festejar a data será realizado neste sábado (12) o 2º Festival da Reforma Agrária. O evento ocorre das 9h às 18h, no Galpão da Lua, próximo à antiga estação ferroviária de Presidente Prudente. Além da já tradicional feira com alimentos agroecológicos, com preços especiais, haverá a comercialização de produtos artesanais produzidos por parceiros do projeto na cidade e a partir das 12 horas, apresentações culturais com grupos regionais.

A Feira da Reforma Agrária surgiu no ano de 2017 em uma iniciativa do Galpão da Lua, em parceria com os assentados do Pontal do Paranapanema.

Atualmente a Feira é promovida pelo Galpão da Lua, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o coletivo Consulta Popular. A FCT Unesp é parceira da feira desde o início, primeiro com iniciativa de estudantes e professores, e a partir deste ano o evento tornou-se um dos objetos de ação do projeto de extensão “Construindo consciência socio alimentar no Pontal do Paranapanema: caminhos para transformar o mundo”, coordenado pelo professor Carlos Alberto Feliciano, da FCT Unesp. A ideia é fortalecer e divulgar práticas de comercialização de alimentos agroecológicos na região do Pontal do Paranapanema.

Segundo o professor, com o passar dos anos, a Feira da Reforma Agrária se tornou uma ação popular do campo e da cidade, que reúne, mensalmente, pessoas que partilham a vontade de produzir e comercializar produtos agroecológicos. “E neste mês de agosto a Feira da Reforma Agrária completa seis anos de existência e resistência.  São mulheres e homens que acreditam na agroecologia, na reforma agrária, na cultura popular e, se dedicam cotidianamente para tornar o mundo mais justo e igualitário”, explica.

Segundo o vice-diretor da FCT Unesp, Ricardo Pires de Paula, um dos objetivos da universidade é estar ao lado de ações extensivas comunitárias como esta. “A feira traz produtos sem uso de agrotóxicos, que geram renda para as famílias assentadas e garantem um alimento fresco e sadio para as famílias da cidade.

Além dos alimentos agroecológicos, há a comercialização de uma série de outros produtos vinculados ao projeto da reforma agrária e à produção artesanal desenvolvida pelos parceiros da cidade”, diz.

 

Serviço
O 2º Festival da Reforma Agrária: “Diálogos e Articulações entre campo, cidade e floresta", acontece neste sábado, dia 12 de agosto, das 9h às 18h, em frente ao Galpão da Lua, rua Júlio Tiezzi, 130, centro de Presidente Prudente.

 

 

 

Publicidade

Veja também