Feira de Profissões tem recorde de público

São 7,5 mil estudantes de mais de 120 escolas públicas e privadas, além de professores e dos envolvidos na organização; evento da Unoeste segue até sexta-feira

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/09/2019
Horário 05:41
Ector Gervasoni: Feira das Profissões segue até sexta-feira no Salão do Limoeiro, no Campus 2 da Unoeste, em Prudente
Ector Gervasoni: Feira das Profissões segue até sexta-feira no Salão do Limoeiro, no Campus 2 da Unoeste, em Prudente

A Feira de Profissões da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) segue até sexta-feira com recorde de participação. A edição 2019 conta com 7,5 mil inscritos de 122 escolas públicas e privadas. São 50% a mais de alunos que a versão anterior, em 2017, quando foram 5 mil; além da participação de professores e dos envolvidos na organização.

A oportunidade de auxílio na escolha da área profissional é proporcionada para alunos dos três anos do ensino médio e os de 8º e 9º ano do ensino fundamental. As visitas que estão acontecendo foram agendadas gratuitamente. Os mais de 50 estandes montados no Salão do Limoeiro abrigam os cursos de graduação presencial e a distância, mas também são ocupados vários outros espaços no Campus 2.

Oficinas são realizadas em laboratórios e salas de aula. Além de Presidente Prudente, foram abertas visitas nas faculdades de Medicina da Unoeste em Jaú (SP) e Guarujá (SP). Fora o caráter intermunicipal, com a predominância de localidades do oeste paulista, a feira tem ainda o caráter interestadual, com escolas do estado do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Para a professora de Química e Física, Ana Paula Cervellini, que veio com a turma do ensino médio do Sesi (Serviço Social da Indústria) em Regente Feijó, a Feira de Profissões da Unoeste ajuda muito, por permitir uma visão de dezenas de cursos. O aluno do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Monsenhor Sarrion, em Prudente, Gabriel Silva Alves, afirma ter sido uma excelente oportunidade para tirar dúvidas.

Com a definição de que será um profissional da área de informática, resta a Gabriel escolher o curso. Está entre Sistemas de Informação e Ciência da Computação, que são dois dos cursos ofertados pela Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente).

A professora e psicóloga Camélia Santina Murgo expõe que as informações profissionais proporcionadas pela feira são um dos pontos centrais para o jovem fazer uma boa escolha profissional. “A Feira de Profissões ajuda muito, inclusive pela diversidade de cursos e também pelo grande número de atividades ofertadas aos visitantes”, comenta.

Inclusive, a participação do curso de Psicologia está oferecendo a oportunidade de orientação profissional para identificação de interesses em qualquer área escolhida pelos visitantes. O pró-reitor acadêmico José Eduardo Creste diz que “a Feira de Profissões abre as portas da Unoeste de uma forma muito organizada e bem sintonizada com as escolas visitantes”.

Creste cita o fato de “a Unoeste ofertar mais de 70 cursos de graduação, de ser uma instituição de ensino superior muito atualizada em proposta pedagógica, recursos humanos e infraestrutura”. “O que tem de melhor para qualquer formação nós temos oferecido aqui”, pontua e elogia a organização da feira pelo Departamento de Comunicação e todos os cursos envolvidos.

O diretor das faculdades de Medicina de Prudente, Jaú e Guarujá, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, ressalta o impacto do evento na vida dos jovens. “A feira está maravilhosa. Nunca vi tanta gente [alunos do ensino básico] reunida aqui [Salão do Limoeiro]. O jovem é interessado em fazer um curso superior de qualidade, para buscar uma profissão concreta e entrar no mercado de trabalho muito bem preparado”, avalia.


 

 

Publicidade

Veja também