Feira do Galpão da Lua comemora 8 anos com programação cultural

Edição especial ocorre neste sábado, a partir das 9h, com apresentações artísticas de música, contação de histórias e literatura

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 09/08/2025
Horário 06:20
Foto: Gasalucinação
Bruno Sanches, que figura entre os melhores instrumentistas da música brasileira, abre o evento
Bruno Sanches, que figura entre os melhores instrumentistas da música brasileira, abre o evento

Será realizada neste sábado, a quarta edição do Festival da Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular, do Galpão da Lua, com programação cultural que inclui música, literatura e contação de histórias, para comemorar os oito anos de existência.

A programação começa às 9h com o cantor, violeiro e compositor, Bruno Sanches, da região, que figura entre os melhores instrumentistas da música brasileira. Na sequência, tem o grupo Histórias da Nana, que faz parte do coletivo do Galpão da Lua com uma intervenção literária e o lançamento do livro “Histórias que o tempo soprou”, de Ana Paula Carneiro.

A musicista popular, Euláia, também estará presente com o show “Canções de cantores e cantoras da terra”. A contação de história fica por conta de Sula com “Entre Redes, Coras e o Amor”.

DJ Mateuzinho sobe ao palco com um repertório variado, apresentando grandes compositores e intérpretes da música brasileira, seguido de mais uma contação de história com Cida Santos. A programação continua com Renato de Jesus apresentando poemas sobre o caipira. E para fechar o dia, Trio Nascimento com o show de forró.

Durante o evento, organizadores, participantes, pesquisadores e convidados vão falar sobre a importância da reforma agrária, a soberania alimentar, agroecologia e sobre a importância da feira em Prudente como espaço de construção coletiva e difusão dos valores e práticas da reforma agrária, cultura e economia popular.

Como começou

A Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular teve início em 2017, através de uma iniciativa do Galpão da Lua, em parceira com o movimento social MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e famílias assentadas da reforma agrária na região do Pontal do Paranapanema

Segundo Tiago Munhoz, integrante do Galpão da Lua, a feira começou com um espaço para a comercialização de alimentos produzidos por trabalhadores e trabalhadoras do campo que fazem agricultura familiar baseada em princípios ecológicos, com alimentos frescos e produzidos sem uso de agrotóxicos. Além dos alimentos, tem também a comercialização de outros produtos vinculados à luta pela reforma agrária e a produção artesanal da cidade.

Mariane Palhares, idealizadora da feira, afirma que a feira surgiu da parceria do campo com a cidade, com a finidade de difundir a agroecologia, a economia popular e a conscientização da necessidade da reforma agrária. “A feira também é um espaço de cultura popular, onde a cultura agrícola e a artística se encontram. Todos os meses contamos com a participarão de grupos e artistas com seus shows, espetáculos e oficinas”.

O festival integra as atividades do projeto do Galpão da Lua aprovado no Programa Cultura Viva, por meio da Política Nacional Aldir Blanc/Ministério da Cultura, via governo de Presidente Prudente.

SERVIÇO
4º Festival da Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia popular

9 de agosto (sábado) - das 9h às 14h
Em frente ao Galpão da Lua
Rua Júlio Tiezzi (no centro - ao lado da antiga estação ferroviária)
Gratuito

Fotos: Gasalucinação
 
Grupo Histórias da Nana também estará presente na edição especial


Além dos alimentos, tem também a comercialização de outros produtos vinculados à luta pela reforma agrária e a produção artesanal da cidade


 

Publicidade

Veja também