Feira Vira Mundo oferece arte e cultura em meio à natureza

Em três dias, hoje, amanhã e domingo, o evento gratuito que chega a sua terceira edição será realizado no Rancho Cuba dispondo de dezenas de atrações para todos os públicos

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 13/07/2018
Horário 05:00
Divulgação - Caminhada ecológica é tradição no evento e mostra a importância do ambiente natural
Divulgação - Caminhada ecológica é tradição no evento e mostra a importância do ambiente natural

“Trazer as pessoas para o cenário fora do ambiente urbano”, é o objetivo da feira de artes Vira Mundo, conforme expõe a artista plástica e idealizadora da ação, Suely Cuba. Em sua 3ª edição, o evento que é gratuito será realizado de hoje a domingo, no Rancho Cuba, em Presidente Prudente, como uma grande festa de inverno, com decoração temática e até simulação de neve. A abertura oficial será às 18h30.

Para usufruir dessa estrutura basta doar 1quilo de alimento, na entrada, - todos os produtos serão destinados à Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente).

Suely menciona que este ano, a feira contará com atrações musicais focadas em músicas raízes e na principalmente na valorização de cantores locais. Além disso, oficinas profissionalizantes, galerias artesanais e industriais e a participação de 80 artistas na programação.

“Uma boa evolução tendo em vista que na primeira tivemos 35 artistas. Abrangemos todos os tipos de artes. A ideia é resgatar as raízes, mostrar que podemos fazer turismo e apreciar cultura em Prudente, e tudo em meio à natureza”, frisa a idealizadora.

Ela destaca que o diferencial da vez fica por conta de quatro galerias industriais, ou seja, lojas de roupas que não são feitas artesanalmente. Fora isso, no domingo haverá um espaço para cultura de motociclista, com palestras sobre respeito no trânsito. “Queremos frisar a diferença de motoqueiros e motociclistas”, acentua Suely.

A artista plástica conta que tem planos de futuramente transformar o espaço da feira em uma “Casa dos Artistas”. A ideia é construir um local para que possam se acomodar e até mesmo passarem a noite. “Tem muito artista bom que não divulga o próprio trabalho porque não tem condições de viajar, arcar com custos de hospedagem, etc. Quero poder oferecer um ambiente em que possam dormir, fazer suas refeições e mostrarem seus serviços”, ressalta.

Suely salienta que a feira não dá possibilidades apenas para artistas prontos, mas também para os que pensam em começar no ramo. Segundo ela, as oficinas das quais o evento dispõe são excelentes para embasar um ingresso no mercado.

“Artesanato é uma profissão de muitas possibilidade, pode ser feito em casa, além de trazer uma renda a mais para muitas pessoas”, explana.

Divulgação - Suely Cuba em meio a cores, alegorias e adereços de personagens que promovem a alegria

“Virou meu mundo”

Segundo Suely, a motivação para criar o evento surgiu há cinco anos atrás, quando ela voltou a pintar. Ela diz ter constatado que a cidade de Prudente não tinha espaços que possibilitavam a divulgação dos trabalhos artísticos locais, por isso, decidiu fazer uma mescla entre cidade e campo.

“Queria fazer uma feira cultural no sítio para criar uma integração. A partir daí, me formei em Turismo Rural para facilitar a concretização desse sonho. Foi meu renascimento na arte que me trouxe essa visão da importância de se ter um espaço voltado para isso. Essa feira é o reflexo disso e está crescendo cada vez mais”, pontua.

Suely A expectativa é que a cada edição a festa atraia cada vez mais público e mais artistas dispostos a divulgarem suas produções.

“Existem produtos muito bons que são desvalorizados, gostaria de convidar a população para vir prestigiar e ver que nosso povo é capaz de fazer coisas lindas!”, exclama.

Divulgação - Trabalhos expostos na feira Vira Mundo mesclam beleza do artesanato urbano e rural

CRONOGRAMA

SEXTA

No dia 13 a festa tem início às 18h30 com abertura oficial da feira. Ás 19h30 a apresentação artística de “A Bela e a Fera” comanda o evento. Mais tarde, às 20h15, a dança entra em cena com a apresentação da Cia Do Corpo seguida às 20h30 pelo show da dupla Pedro Henrique & Eduardo. O palco dá espaço ao sertanejo raiz às 21h com show de Benê Soares & Rouxinol. O gênero comanda o restante da noite com show de Guilherme Carvalho & Eduardo, às 22h30 e de Marcos Viana e Marcelo encerrando primeira noite às 23h30.

SÁBADO

O segundo dia de evento, no sábado, as atividades começam logo cedo, às 9h com uma oficina sobre couro. Às 10h é hora de espairecer com uma gincana voltada para lazer e bem estar. O almoço será servido às 11h. Em seguida ao meio-dia, pelo show do Grupo Extensão Brasileira. A turma da Escola Estadual Marietta Ferraz de Assunção chega ao ambiente às 14h para um bate papo cultural; às 15h tem mais uma gincana para ativar os músculos.

Às 15h30 terá outra oficina profissionalizante, desta vez sobre esculturas. Já a bailança começa às 16h e se estende até às 22h como shows e apresentações de dança de artistas como Cia do Corpo, Cida Ajala, Diego Villas Bôas, Jesus de Burarama, especial Frozen, Bruno Balista, Violeiro Zé Ferreira, André Felix e Hugo Daniel.

DOMINGO

No domingo o dia começa às 8h30 com um café na roça tipicamente rural e segue até as 19h30 com encerramento oficial. Entre este período de tempo haverá as 9h30 uma caminhada ecológica de 25 km pela natureza. “O objetivo é mostrar a importância do ambiente natural. Da natureza!”, enfatiza Suely.

Às 10h40 haverá um curto workshop de 20 minutos para anteceder o almoço às 11h que será servido no mesmo horário que a chegada de “Alice e o Chapeleiro Maluco”.

Às 12h30 será realizada uma palestra sobre Turismo Rural para dar entrada a dois shows que começam no mesmo horário com a dupla Amanda & Vinícius e às 13h30 com as sertanejas Ellis e Érica. Às 14h30 haverá uma exposição de malabaristas e às 15h a exibição da final da Copa do Mundo 2018.

As atrações musicais retornam ao evento as 16h30 com o show de rock da Banda Shock, e antes de encerrar, às 17h, tem a Festa das Bonecas.

Serviço

O Rancho Cuba, onde será realizada a 3ª edição da feira Vira Mundo, está localizado na Rodovia Assis Chateaubriand – Km 461, em Presidente Prudente.

 

 

Publicidade

Veja também