Durante a primeira noite de degustação da recém-inaugurada Associação Brasileira de Sommeliers – ABS Presidente Prudente, realizada na terça-feira (13), um dos destaques foi a participação do empresário Felipe Athia, fundador dos Vinhos Inquilino. Conhecida por produzir vinhos em parceria com vinícolas de diferentes estados brasileiros, a marca se consolidou como um projeto itinerante e ousado — o nome "Inquilino" vem exatamente dessa prática: vinificar em estruturas de terceiros.
Entre os rótulos apresentados na ABS estavam vinhos brancos, tintos, espumantes e o curioso Bibiana, produzido a partir de uma uva genuinamente brasileira, cultivada por apenas quatro vinícolas no país.
“Começamos fazendo vinho em vinícolas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. Mas, agora demos um passo além. Estamos montando a nossa própria vinícola, em Presidente Prudente”, revelou Felipe durante o evento, surpreendendo os convidados da ABS.
A nova vinícola, que já está sendo implantada na cidade com o nome Vila Nana, contará com cerca de 2 hectares de vinhedo, totalizando mais de 6 mil plantas. O projeto está em fase inicial, tendo dado entrada recentemente no registro junto ao Ministério da Agricultura. Mas os planos são ambiciosos: além da produção própria, Felipe quer oferecer uma experiência completa ao visitante.
“Vamos ter um restaurante, um wine bar e muitas novidades. A proposta não é ser apenas mais uma vinícola — queremos quebrar paradigmas no mundo do vinho”, afirmou.
LEGENDA FOTO - IMG_0852