Fentepp abre inscrições até dia 10 de maio

Realizado entre 19 e 27 de agosto, organização garante etapa “repleta de novidades" aos espectadores prudentinos

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 14/04/2016
Horário 10:42
 

Com previsão para realização entre os dias 19 a 27 de agosto, estão abertas as inscrições para a 23ª edição do Fentepp (Festival Nacional de Presidente Prudente), um dos mais importantes eventos teatrais do país. A expectativa é de que pelo menos 300 companhias de todo Brasil realizem as inscrições, que vão até o dia 10 de maio no site oficial do festival: www.fentepp.com.br. Após 22 edições, o festival oferece, em 2016, uma novidade que promete facilitar o trabalho dos grupos teatrais interessados em se apresentar: as inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do evento.

Jornal O Imparcial Em 2015, pelo menos 27 espetáculos foram realizados durante festival prudentino em diversos pontos da cidade

De acordo com o produtor cultural do Centro Cultural Matarazzo, Celso Aguiar, a organização ainda não chegou "no âmbito das negociações", o que significa a não confirmação para a quantidade de peças, valores investidos ou de ingressos. No entanto, o responsável adianta que este ano o público pode esperar "um festival intenso de novidades", das quais é possível elencar: maior abrangência em locais públicos, como empresas e bairros distintos.

Sobre as parcerias, Celso garante o tradicional apoio do Sesc (Serviço Social do Comércio), além da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Prudente, e da Secretaria de Estado da Cultura, entretanto, esta última ainda sofre um "impasse", visto que ainda "não existe a confirmação da mesma". Contatada, a pasta não se manifestou sobre o assunto. Sendo assim, caso não se efetive a união com a pasta estadual, a sequência cronológica e estrutural desta etapa, "ocorrerá normalmente, com a reformulação de gastos".

Em relação à etapa de seleção e que justifica, inclusive, os gastos administrativos, Celso explica que as contratações ocorrem após o processo de curadoria, onde uma seleção de inscritos é realizada pelo Sesc e, logo após, é estabelecido os locais de permanência do grupo e a quantidade de apresentações, divididas em três categorias: palco convencional, espaços alternativos e ruas e praças. "Se confirmado, estes valores ficam por conta do Estado", esclarece. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Cultura, porém, até o fechamento desta edição nenhum posicionamento foi respondido por email.

 

2015 x Estado

Como já divulgado por este diário, a confirmação do apoio financeiro concedido pelo referido órgão foi efetivada as "vésperas" do evento cultural do ano passado. Faltando pouco mais de um mês de seu início a então matéria trazia a não confirmação entre os parceiros. Na ocasioão o chefe do Executivo esteve acompanhado do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), na Secretaria de Estado da Cultura, onde ambos foram recebidos pelo titular da pasta, Marcelo Mattos, quando entre outras solicitações de recursos para a Cultura, foram pedidos, para o Fentepp, R$ 300 mil. No entanto não foi passada a confirmação deste valor após a efetiva colaboração.

 

O Fentepp

Desenvolvido desde 1985, o objetivo da eventualidade, conforme Celso, é estimular a produção e divulgação de espetáculos teatrais na região do oeste paulista, bem como estimular a aproximação do público e de artistas locais a diferentes manifestações cênicas, explorando estéticas diversificadas e linguagens inovadoras. "Prospectar novas platéias para o teatro e colaborar na formação de novos centros de excelência distanciados geograficamente das capitais brasileiras", acrescenta.

A cada ano dezenas de companhias, distribuídas em todo Brasil executam diferentes peças teatrais em distintos locais do município. Em 2015, pelo menos 27 espetáculos foram realizados durante o período. Já em 2014, com 25 trabalhos o Fentepp promoveu 47 apresentações que reuniu milhares de pessoas, o que garantiu a marca de "melhor do ano" no prêmio Melhores do Teatro R7 2014, com votação de populares no blog Atores & Bastidores, do jornalista Miguel Arcanjo Prado.

O 23º Fentepp é um evento de artes cênicas, de abrangência nacional, que envolve artistas, grupos selecionados e convidados. Impulsionado por uma programação que mapeia a produção teatral em todo o Brasil, um dos principais objetivos do Fentepp é trazer ao público da região de Presidente Prudente, espetáculos de renomados grupos do cenário teatral brasileiro.

 

 

SERVIÇO

INSCRIÇÕES

O regulamento das inscrições quanto a documentos e pré requisitos, está disponível no site oficial do festival, no endereço: http://fentepp.com.br/2016/regulamento.html.
Publicidade

Veja também