Fentepp tem sábado movimentado que vai de espetáculo da Cia Cênica a oficinas para cinema

Agenda ainda conta com espetáculo infantojuvenil de palhaço-bombeiro e peça adulta inspirada em obra de Georges Bataille

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/11/2022
Horário 21:34
Foto: Guto Muniz
História do Olho - Um Conto de Fadas Pornô-Noir, se apresenta às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa
História do Olho - Um Conto de Fadas Pornô-Noir, se apresenta às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa

A caravana de artistas do Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente) ocupa diversos espaços da cidade neste sábado. A programação tem início às 8h e segue até às 20h, com espetáculos e atividades formativas que celebram a quinta arte em suas mais variadas manifestações. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Em uma das paradas, a Companhia Cênica, de São José do Rio Preto, chega ao coração da cidade para fazer um ‘Virado à Paulista’, às 11h, na Praça 9 de Julho.

Em homenagem àqueles que, com muito carinho, ritmo, melodia e poesia compuseram a história do samba paulista, os artistas conduzem essa viagem que tem como pontos as raízes africanas, o samba de bumbo, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

Já na Praça da Juventude “Francisco Vinha”, no Bairro Ana Jacinta, a caravana do Fentepp traz o espetáculo

“O Perico”, da Cia Aliteatro, de Presidente Prudente.

Partindo do universo mágico dos bombeiros e da palhaçaria, a peça mexe com o imaginário das crianças e adultos que muitas vezes sonharam em seguir a carreira de bombeiro. Às 16h, o público acompanha as peripécias desse herói atrapalhado, travesso e principalmente humano, que consegue resolver todos os problemas do mundo.

A caravana segue viagem e, às 20h, desembarca no palco do Teatro Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, com ‘História do Olho - Um Conto de Fadas Pornô-Noir’, de Janaina Leite, de São Paulo.

Adaptada da novela “História do Olho”, de Georges Bataille, o espetáculo híbrido entre ficção e não ficção conta com 12 performances em cena e adota a estrutura de um dos maiores clássicos da literatura erótica do século 20 para contar a história de três adolescentes em suas descobertas sexuais. O espetáculo recria a fábula noir entre o vulgar e o sublime, o mundano e o cósmico, o ordinário e o abissal.

 

Ingressos

O acesso aos espetáculos realizados pelo Fentepp é gratuito, mas necessita de retirada de ingressos previamente, exceto para os de ruas e praças. A retirada ocorre sempre no dia da apresentação de cada espetáculo, a partir das 9h, no Balcão de Informações do Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, número 749, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.

Cada pessoa pode retirar até dois ingressos, de acordo com a capacidade dos espaços.

 

Atividades formativas

Diretamente da capital paulista, quem também desembarca da caravana de celebração às artes cências do Fentepp é a atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema Vanise Carneiro.

Com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), ela ministra a oficina ‘Atuação para Cinema’, das 8h às 12h, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, espaço Armazém, no Centro Cultural Matarazzo.

A prática consiste na realização de exercícios com câmera e gravação de cenas em duplas e grupos, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual, apresentando um caminho de exposição do ator. As dinâmicas propostas envolvem exercícios para trazer o ator para o momento presente, estimulando sua disponibilidade corporal, sensorial e emocional e a conexão com o outro através da ampliação da escuta.

Já das 14h às 18h, também na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, Vanise Carneiro comanda a oficina ‘Direção de Atores - a partir de cenas de roteiros de cinema’.

A partir de cenas curtas de roteiros de cinema selecionadas, a oficina propõe o encontro entre atores e diretores no exercício da linguagem audiovisual. Com foco no entendimento da situação apresentada e na relação entre os personagens, os participantes irão dirigir uns aos outros, trabalhando as emoções, o tom e intenções dos diálogos, as ações e o movimento no espaço, durante a gravação das cenas.

As oficinas possuem vagas limitadas e têm como público-alvo jovens e adultos, estudantes, professores e interessados em teatro e cinema, além de diretores, atores e atrizes. A classificação etária é de 14 anos. As inscrições já podem ser realizadas gratuitamente no Balcão de Informações do Matarazzo.

 

Sobre o Fentepp

O Fentepp é promovido pelo Governo de Presidente Prudente (SP), por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), com apoio do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc SP) e Amigos da Arte – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

 

Confira a programação de sábado:

 

Espetáculos adultos

 

O Perico

Companhia: Cia Aliteatro.

Sábado (12), às 16h, na Praça da Juventude “Francisco Vinha” (Bairro Ana Jacinta).

Classificação: Livre.

 

História do Olho - Um Conto de Fadas Pornô-Noir

Companhia: Janaina Leite.

Sábado (12), às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa (Matarazzo).

Classificação: 18 anos.

 

Ruas e praças

 

Virado à Paulista

Companhia: Cênica.

Sábado (12), às 11h, na Praça 9 de Julho.

Classificação: Livre.

 

 

Atividades formativas

 

Oficina: Atuação para Cinema

Com Vanise Carneiro.

Sábado (12), às 8h, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo | Espaço Armazém (Matarazzo).

Classificação: 14 anos. Vagas limitadas.

 

Oficina: Direção de Atores - a partir de cenas de roteiros de cinema

Com Vanise Carneiro.

Sábado (12), às 14h, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo | Espaço Armazém (Matarazzo).

Classificação: 14 anos. Vagas limitadas.

 

Serviço

Centro Cultural Matarazzo.

Rua Quintino Bocaiúva, número 749, na Vila Marcondes.

E-mail: difusao@culturapp.com.br.

Telefone: (18) 3226-3399.

Site: www.fentepp.com.br.

 

 

Publicidade

Veja também