Fernando Costa recebe espetáculos de Chaplin

Grupo Só Riso, de São José do Rio Preto apresentou “O último discurso" e “O garoto e o circo", peças contempladas pelo ProAc

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 02/09/2016
Horário 09:19
 

O dia de ontem foi especial para 1.146 alunos da Escola Estadual Fernando Costa, de Presidente Prudente, presenteados às 10h e às 14h, com dois espetáculos do grupo teatral Só Risos, de São José do Rio Preto: "O Pequeno Grande Ditador" releitura do texto de "O último discurso", de manhã e "O garoto e o circo", à tarde. Ambas as peças contempladas pelo ProAc (Programa de Ação Cultural), governo estadual, por meio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, são do eterno Charlie Chaplin, o Carlitos ou apenas "vagabundo", sem dúvida um dos nomes que ficará marcado na história da sétima arte.

Jornal O Imparcial Alunos se surpreenderam, aplaudiram e gostaram da interação que tiveram com os artistas

De acordo com a vice-diretora da unidade escolar, Karina Smerdel, os alunos se surpreenderam, aplaudiram e gostaram muito da interação que puderam ter com os artistas.

"Essa iniciativa amplia o acesso à cultura, à arte e consequentemente ao lazer e diversão de milhares de crianças. Isso é muito bom, especialmente em nosso caso em que atendemos 140 bairros da cidade é de suma importância. Ainda mais recebendo espetáculos que trazem para os nossos dias esse gênio que é Chaplin", ressalta.

 

#Remixsirchaplin 

De acordo com a página oficial da companhia, no facebook, o projeto #Remixsirchaplin – "O Garoto e o Circo" e "O Pequeno Grande Ditador" são espetáculos destinados para as mais variadas faixas etárias. O trabalho surgiu a partir do desejo dos artistas Ricardo Matioli e Daniel Neves em homenagear a vida e obra de um dos maiores gênios do cinema Charlie Chaplin Spencer Jr., recriando o universo de duas de suas obras.
Contemplado pelo ProAc 2015, iniciou em julho de 2016 a sua temporada de apresentações, percorrendo diversas cidades do Estado de São Paulo.

 

Os espetáculos


"O Garoto e o Circo" é um espetáculo direcionado ao público infantil, mas indicado para todas as idades. Calcado na estética do cinema mudo, a peça não tem palavras, recriando desta forma, através de uma nova roupagem, a história dos filmes "The Kid" e "Circus" de Charlie Chaplin, abordando a linguagem da pantomima, do gestual e do universo clown. Um trabalho que diverte, mas que também emociona crianças e adultos.
"O Pequeno Grande Ditador", a partir de uma releitura do texto de Charlie Chaplin "O último discurso" o espetáculo é um grito à liberdade, que através do discurso inflamado de Carlitos, opera-se uma crítica tenaz frente ao preconceito, ao fascismo, ao nazismo, a guerra e aos ditadores da idade moderna.

A peça questiona a condição de máquina em que a humanidade é submetida e faz um apelo à fraternidade e ao amor.
Ao que se percebe, #Remixsirchaplin# é, antes de tudo, um grito de amor, liberdade e medo. Um eco das relações desenvolvidas e fundidas por suas personagens reais e fictícias.

 
Publicidade

Veja também