Ferrovia regional é tema de reunião entre UEPP e ANTT

Visto que contrato de concessão pode ser antecipado, foram esclarecidas informações para manter o pedido de reativação

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 01/10/2021
Horário 17:18
Foto: Francinara Nepomuceno/UEPP
Reunião ocorreu nesta sexta na sede da Acipp
Reunião ocorreu nesta sexta na sede da Acipp

Na manhã desta sexta-feira, ocorreu uma reunião na sede da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) entre a associação, UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Grupo Lidera e o diretor-presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale, que tratou sobre a ferrovia regional. O assunto é tema de discussão há anos por representantes, que enxergam a volta do transporte ferroviário como uma alternativa positiva em relação à economia e logística. 
“É uma briga antiga para tentar entender os problemas e a viabilidade de reativar a nossa malha ferroviária”, afirma Renato Mungo, presidente da UEPP. “Considerando que nós já tínhamos a informação que existe o interesse da Rumo em antecipar a concessão, e essa concessão passa por informações que são municiadas pela própria ANTT, e que o diretor hoje é um prudentino, nós o convidamos para que ele trouxesse essas informações para que a gente possa realmente saber como atuar”, explica.
No atual contrato de concessão da Rumo Malha Sul não existe uma “amarra” que traz a necessidade ou imposição da concessionária em trazer o transporte para a região, de forma impositiva. Diante disso, é necessário que haja uma coordenação entre a necessidade da demanda com a viabilidade econômica para a prestação do serviço. “A antecipação está em estudo e no ano que vem serão anunciadas as propostas. Então, essa possibilidade está ligada de fato a gente demonstrar a viabilidade técnica para que eles mantenham o interesse e não desfragmentem a gente de toda a concessão”, considera Renato.
Para o presidente da UEPP, o encontro de ontem foi importante. “Foi muito bom ter um técnico junto, uma pessoa que conhece muito para que a gente não ficasse sonhando com coisas impossíveis. Por exemplo, a gente cogita a construção de novos trechos [de ferrovias], ele nos passou um pouco de precificação, viabilidade. Então, fechamos mais um quadro de entendimento geral para que possamos entender as expectativas e necessidades para daqui doravante saber por que brigar. A UEPP continua desejando que isso venha a ser viável, que aconteça, vamos continuar nessa luta”. 

É preciso analisar

Rafael Vitale é natural de Presidente Prudente e atual diretor-presidente da ANTT. Ele esteve na cidade para cumprir agenda e participar da reunião. “A ANTT é responsável por supervisionar os contratos de concessão federais, tanto de rodovias quanto ferrovias. Essa é a interação que a gente tem com a região, por meio da concessão Rumo Malha Sul, e a UEPP é uma entidade regional que tem interesse na retomada das atividades que atende a região de Presidente Prudente”, explica. 
Rafael salienta que o atendimento de serviço de transporte dentro das malhas concedidas é algo que passa pela viabilidade econômica de cada uma das operações, o que cabe também ao concessionário avaliar o mercado local e o que se tem de carga para entender qual a viabilidade de atender a região com serviço de transporte de forma regular.  “O que nós conversamos está mais voltado ao cenário futuro. O contrato foi assinado em 1997 e se encerra em 2027.  O que acontece hoje na esfera federal é que os contratos de ferrovia estão sendo trabalhados e negociados de forma antecipada, prorrogação antecipada”, explica. 
O contrato regional entrará em negociação, e para isso foi necessário esclarecer e orientar quanto a alguns pontos. “Falamos quais seriam as diretrizes que vão delimitar ou ditar o caminho de negociar a renovação antecipada do contrato da Rumo Malha Sul. Nessa negociação, que será liderada pelo Ministério da Infraestrutura, a ANTT entra como entidade vinculada, concedendo, apresentando informações para subsidiar o ministério na sua tomada de decisão, que vai fazer a avaliação global sobre todas as expectativas econômica, social, ambiental, negocial, para poder entender se há viabilidade, inclusive pelo interesse público, na renovação antecipada do contrato da Rumo Malha Sul”. 

O que diz a Rumo

Em nota, a Rumo informou que o processo de renovação antecipada da concessão da Malha Sul foi qualificado no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo federal. No momento, o projeto está em fase de estudo das demandas de cargas junto a ANTT e será amplamente debatido com a sociedade até a sua conclusão. Com relação ao transporte ferroviário de cargas em Presidente Prudente, a concessionária esclarece que frequentemente apresenta alternativas ao mercado de acordo com as distâncias de origem e destino, permitindo o acesso à infraestrutura ferroviária a preços competitivos para o escoamento de cargas. As alternativas apresentadas seguem os termos indicados dentro do teto tarifário homologado pela ANTT.

(Esta reportagem foi atualizada na segunda-feira, 4 de outubro, às 15h30, para inclusão de posicionamento da Rumo)

Fotos: Francinara Nepomuceno/UEPP

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