Fesan demonstra felicidade com reforços e detalha preparação para Copa Paulista 

Técnico do Grêmio Prudente enfatizou que a diretoria se movimentou bem no mercado e ressaltou a consequente necessidade de montar uma equipe qualificada 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 16/06/2023
Horário 22:18
Foto: Caio Gervazoni
Hoje, no Caetano Peretti, Fesan (esq.) deu detalhes sobre a preparação do Grêmio para disputa da Copa Paulista; Luquinha Bozó (dir.), que está no Vocem, de Assis, visitou aos antigos companheiros
Hoje, no Caetano Peretti, Fesan (esq.) deu detalhes sobre a preparação do Grêmio para disputa da Copa Paulista; Luquinha Bozó (dir.), que está no Vocem, de Assis, visitou aos antigos companheiros

Nesta sexta-feira, no Estádio Municipal Caetano Peretti, no primeiro treino aberto à imprensa desde o início da preparação do Grêmio Prudente para a disputa da Copa Paulista 2023, o técnico do Gavião Carcará, Ademir Fesan, abordou diversos aspectos da preparação da equipe azul grená para a competição estadual, que começa no dia 1º de julho, diante do Noroeste, em Bauru (SP)

Além de Fesan, também conversaram com a imprensa: o auxiliar técnico do Carcará, Luiz Henrique Dalbem, o Epitácio, que falou sobre o trabalho de avaliação tática que está sendo implementado no Grêmio Prudente; o lateral-direito Rafael Compri, que destacou, em linhas gerais, sua chegada no Carcará; e o novo preparador físico, o experiente Dejair Ferreira, que ressaltou a importância do trabalho de preparação física na intertemporada. 

Fesan, o professor, comentou sobre as contratações de atletas para a disputa da Copa Paulista, destacando a satisfação com as, ao menos, dez novas peças que já foram apresentadas pelo clube. 

O treinador enfatizou que a diretoria do Carcará se movimentou bem no mercado, buscando jogadores com um nível técnico próximo e bom em cada posição, o que o deixou feliz para executar a preparação da equipe nesta intertemporada.  “Estou bem feliz com as contratações. Montamos um elenco bem competitivo. São praticamente dois jogadores de um bom nível técnico bem próximo por posição. Então, isso nos deixa bem feliz”, destacou o professor. 

Reformulação no elenco e disputa da Copa Paulista

Quanto à reformulação do elenco, o treinador do Carcará ressaltou que é natural ocorrer mudanças no plantel no período entre as competições. No entanto, o treinador destacou que a base do time titular foi mantida, o que, segundo ele, é importante para dar continuidade ao processo de desenvolvimento da equipe sob seu comando. 

Além disso, o professor do Carcará ressaltou a crescente competitividade da Copa Paulista nas últimas temporadas e a consequente necessidade de montar uma equipe qualificada para alcançar os objetivos do clube. Em entrevista coletiva no começo de abril, o presidente do Grêmio, André Garcia, havia frisado que a meta da equipe seria chegar até às semifinais da copa estadual.

“A Copa Paulista é uma competição que vem aumentando de nível técnico a cada ano. Então, a gente sabe que pra competir dentro dos nossos objetivos, que é sempre o mais longe possível, a gente tem que montar uma equipe qualificada e nós estamos bem nesse caminho”, ressaltou o treinador. 

“A COPA PAULISTA É UMA COMPETIÇÃO QUE VEM AUMENTANDO DE NÍVEL TÉCNICO A CADA ANO. ENTÃO, A GENTE SABE QUE PRA COMPETIR DENTRO DOS NOSSOS OBJETIVOS, QUE É SEMPRE O MAIS LONGE POSSÍVEL, A GENTE TEM QUE MONTAR UMA EQUIPE QUALIFICADA E NÓS ESTAMOS BEM NESSE CAMINHO”
Ademir Fesan

Na primeira fase, nos jogos de turno, o Grêmio Prudente terá, em sequência, pela frente: Noroeste (F), no dia 1º de julho; Comercial (C), em 8º de julho; Marília (F), 15 de julho; Mirassol (F), 24 de julho; São Bento (C), no dia 29 de julho. 

Mudança na comissão técnica

Na entrevista de cerca de dez minutos com a imprensa local, também foi abordada a mudança na comissão técnica, com a saída do preparador físico Felipe Carlos e a chegada de Dejair Ferreira, vindo do Noroeste, de Bauru. 

Fesan destacou que a mudança foi natural e que a contratação de um profissional mais experiente foi necessária para o crescimento do clube e também da carreira do antigo preparador físico da equipe, Felipe Carlos. “Todos nós entendemos e principalmente a diretoria que é natural essa mudança no futebol. Tínhamos que trazer um profissional com mais experiência. E o Felipe ele precisa disso. Vai ser bom pra ele, o Felipe vai daqui a pouco ele vai pra outro clube, que vai pra outro e é assim que no futebol a gente evolui”, destacou.

A intertemporada

Sobre a intertemporada, período que marca a transição de competições – da A3 para Copa Paulista, o técnico do Carcará mencionou a importância de realizar um trabalho desde o início do processo, permitindo a aplicação de todas suas ideias e conceitos de futebol. 

“Em relação à pré-temporada, é ótimo realizar um trabalho desde o início do processo. É o sonho de qualquer treinador porque você consegue realmente colocar todos os dedos, todas as ideias, e nós estamos buscando isso. É gradativo, é um processo”, relatou o treinador, que também ressaltou que o foco inicial da preparação foi na parte física, mas agora os trabalhos técnicos e táticos estão em andamento, com a de realização de jogos-treinos para trabalhar o aspecto mental dos jogadores. 

Dificuldade para marcar jogos-treinos

Fesan revelou que, devido à dificuldade de marcar jogos-treinos com equipes profissionais da região do centro-oeste paulista, o Grêmio tem realizado partidas contra selecionados locais do futebol amador e contra as categorias de base. “Os [clubes] mais próximos que estão parados são equipes que vamos enfrentar na Copa Paulista e aí não tem como fazer um jogo-treino com eles. Então, estamos fazendo com equipes locais e nossas categorias de base. É um processo natural que a gente está tendo mais para criar, como eu falei, essa competição”, ressaltou o técnico enfatizar que essa é uma abordagem natural dentro do processo de preparação, para estimular a competição e o desenvolvimento do plantel semanas antes de uma disputa estadual. 



 

Publicidade

Veja também