Festa Anual da Arte e Artistas será realizada em abril em Prudente

Evento ocorrerá no Centro de Eventos IBC e contará com atividades presenciais e online, transmissões ao vivo e apresentações no formato drive-in

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/02/2021
Horário 09:00
Foto: Cedida/ JRPireni
Mostra, em formato de feira, ocorre há 16 anos em Prudente, reunindo grande público
Mostra, em formato de feira, ocorre há 16 anos em Prudente, reunindo grande público

A FAAPP (Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente) é um encontro anual de cultura, no qual se discute, de forma livre, as novas tendências da arte que são apresentadas à sociedade, com novos valores artísticos e novas ideias envolvendo difusão com a formação de público. Neste ano, a produção cultural será realizada de 1º a 4 de abril, no IBC Centro de Eventos, e contará com atividades presenciais e online, transmissões ao vivo e apresentações em formato drive-in, seguindo à risca as medidas de segurança em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A FAAPP tem o propósito de manter uma tradição cultural regional e unir os artistas e apreciadores da arte através da mostra dos mais diversos segmentos, bem como propostas culturais e artísticas ao menos uma vez por ano. Dessa forma, conseguem manter a integração de vários artistas que são considerados pela sociedade como fundamentais, e que fazem parte assídua da estrutura cultural de Prudente e região, reconhecendo, portanto, que é necessária uma troca de ideias para um melhor desenvolvimento das técnicas e análises das tendências, além de abrir espaço aos novos artistas.
A festa, que começou com o Clube do Meio Artístico em Pirapozinho no ano de 1977, reúne todos os anos milhares de apreciadores da arte e cultura. “O objetivo é a valorização dos artistas da nossa região. A FAAPP é um grande mostra em formato de feira e que há 16 anos acontece em Prudente”, explica a organizadora do evento, Nelma Mélo. No entanto, apesar de ter nascido no clube, a festa foi “entregue” aos artistas e hoje é coordenada por sete profissionais da área, acrescenta a responsável pela organização. 
Carlos Cristiano Barbosa atua à frente das artes plásticas; Carlos Freixo, na literatura; Silvana Freitas, na dança; Gabriela Cano, no teatro; música por Heber Almeida; artesanato com Rogério Mendes, e fotografia gerida por Ed Wesley.

Edição com adaptações

Neste ano, a atual situação de saúde causada pela crise pandêmica do novo coronavírus continua exigindo uma série de atenções que também se refletem em âmbito cultural e artístico. Desta forma, todos os esquetes teatrais, performance de dança e stand-up serão online, assim como oficinas, contação de história e o tradicional sarau, que serão gravados antecipadamente e exibidos em datas e horários programados.  
Uma nova adaptação desta edição também será quanto às apresentações teatrais e espetáculos de dança, tanto infantil quanto adulto, que, sem deixar de lado o encantamento dos artistas, serão realizadas em formato de lives (transmissões ao vivo) no Teatro Municipal Paulo Roberto LisbôaCentro Cultural Matarazzo, mas sem a presença do público. 
Todas as exposições, portanto, serão presenciais, seguindo à risca todas as questões de segurança e prevenção a Covid-19, explica Nelma. Para entrar no IBC Centro de Eventos, será necessário o uso de álcool em gel, máscara e luvas plásticas – que serão distribuídas no local – uma vez que os apreciadores podem ter contato ou não com as obras presentes na FAAPP. 
As apresentações musicais, que todos os anos atraem o público, também precisaram de adaptações. Os quatro shows principais – Banda Pai Galo, Brothers, Fina Estampa e Eli Guimarães –, bem como a apresentação de outros artistas, serão feitas no formato drive-in em um espaço aberto do IBC. Todos se apresentarão em um trio elétrico em dias e horários já definidos, mas o tempo de apresentação pode ser modificado em decorrência da fase do Plano São Paulo em vigor na data da Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente (1º a 4 de abril). 
O público em todas as apresentações e exposições presenciais pode ser racionado respeitando o distanciamento social e a capacidade dentro do IBC. Culturas populares, palestras e exposições de carros antigos também poderão estar presentes nesta edição.
A Festa Anual de Arte e Artistas de Prudente conta com incentivo da Lei Aldir Blanc, tanto em âmbito municipal e estadual. A festa foi reconhecida como “Ponto de Cultura”, em 2018, diante do edital de chamamento e seleção para premiação de iniciativas da “Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de São Paulo”. 
A edição deste ano da FAAPP poderá sofrer novas atualizações ou adaptações em formatos em virtude da crise pandêmica do novo coronavírus.

SAIBA MAIS
Resgatando desde 1977 as tradições culturais da região oeste do Estado de São Paulo, a FAAPP busca caminhos para que a cultura regional integre definitivamente um importante atrativo do produto cultural brasileiro, para que os valores e o jeito de viver e fazer faça a diferença no desenvolvimento social da região. O foco principal é sempre debater para que os resultados da cultura sejam democraticamente distribuídos por todas as camadas da população, priorizando aquelas onde as manifestações da cultura popular são mais vibrantes, fazendo com que todos cumpram o papel de fortalecimento da cultura local a partir da possibilidade da geração de emprego e distribuição de renda, além de ser um instrumento na luta contra a exclusão social. Além de Nelma Mélo na organização do evento, ele conta com a direção do produtor cultural, músico multi-instrumentista, compositor, arranjador e intérprete, Jotacê Cardoso.

SERVIÇO
A edição da FAAPP 2021 será realizada de 1º a 4 de abril, no Centro de Eventos IBC. As apresentações virtuais serão acompanhadas em uma plataforma que será divulgada em breve pela organização. A programação pode ser acompanhada na página oficial do evento no Facebook: Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente - FAAPP. 


 

Veja também