Festa da Arte oferece diverso leque cultural e artístico no IBC

Evento começou ontem e segue até segunda-feira, com uma ampla variedade de exposições e apresentações, de forma presencial e também online

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 04/09/2021
Horário 07:14
Foto: Weverson Nascimento
Público pode contemplar o evento, que volta a acontecer presencialmente, das 12h às 22h
Público pode contemplar o evento, que volta a acontecer presencialmente, das 12h às 22h

Teve início ontem, mais uma edição da FAAPP (Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente), que segue até segunda-feira, das 12h às 22h, no IBC Centro de Eventos e também nas plataformas digitais. A festa é plural e reúne um diverso leque cultural e artístico, com exposições de artesanato, artes plásticas, literatura, desenhos, varais fotográficos, colecionismo; e apresentações de música, teatro e dança. O evento neste ano volta a acontecer presencialmente. O público também poderá acompanhar virtualmente as várias apresentações pelo canal do evento no YouTube
A FAAPP é realizada há algumas décadas pelo Clube do Meio Artístico. “Este ano teremos mais de 350 aristas envolvidos. É um grande encontro de todo mundo. O público conhece os artistas e os artistas conhecem mais artistas também”, relata uma das organizadoras do evento, a atriz e turismóloga, Nelma Mélo, enquanto se desfaz de ‘Katirina’, personagem da popular lenda brasileira do bumba meu boi do Maranhão, que a artista interpretou para recepcionar o público na abertura do evento. 
Sete frentes artísticas compõem a FAAPP. Carlos Cristiano Barbosa é o responsável pela exposição das artes plásticas. Carlos Freixo coordena a parte da literatura; Silvana Freitas, na dança; Gabriela Cano, no teatro; música por Heber Almeida; artesanato com Rogério Mendes; e a exposição das fotos é gerida por Ed Wesley.
O coordenador da exposição de literatura, Carlos Freixo, que também é presidente da APE (Associação Prudentina de Escritores), conta que a exposição reúne as obras de diversos escritores, professores, poetas, historiadores, jornalistas, líderes religiosos e espirituais de Prudente e região. “Olha não tem como falar de todo mundo. Tem um mundo de gente na região de Prudente em que o pessoal está produzindo e produzindo bem. Só de início, destaco a obra de Benjamim Resende, por exemplo”, relata Carlos, frente às diversas obras expostas na parte de literatura da FAAPP. 
O gestor dos varais fotográficos, Ed Wesley, relata que 24 autores estão presentes na exposição de fotografia. São diversas temáticas expostas nas colunas dos varais. “Todas as fotos foram feitas por fotógrafos amadores. A temática é livre. São dez fotos por autor. Esta é a primeira vez que a exposição sai do [Centro Cultural] Matarazzo. Desta vez, veio para o IBC e vai durar quatro dias”, pontua.
A Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente também incentiva a doação de 1 quilo de alimento não perecível, um produto de limpeza ou um produto de higiene, na entrada, que será revertido para a Creche Walter Figueiredo

Oportunidade de divulgar a arte

Designer de caixas há 16 anos, Vicente de Amorim Embersisc é um dos vários artesões que expõem e comercializam suas obras no FAAPP. Ele participa pela primeira vez da festa e espera, com o evento, ampliar a divulgação de seu trabalho. “Como é a minha primeira participação aqui, a gente não sabe como vai ser, mas estou gostando bastante. Já distribui muitos cartões até agora”, relata. 
A aluna de Artes Visuais, Julia Martinez, se diz animada com o evento. Ela põe em exposição brincos de argila e pequenos quadros. Julia expõe as obras junto ao pai, Fernando Martinez, que começou a produzir peças de madeira durante a pandemia. “Eu faço estes quadrinhos para vender há uns quatro anos já. Do meu pai, que iniciou os trabalhos na pandemia, são materiais de artesanato mesmo, tem desde decoração à porta brincos, velas e pilão”, conta. 

Weverson Nascimento

24 autores estão presentes na exposição de fotografia; são diversas temáticas expostas nas colunas dos varais

Publicidade

Veja também