Festa do Milho espera 4 mil pessoas, em Santo Expedito

Ao todo, foi utilizada a colheita de um hectare de milho para o preparo das comidas típicas.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 07/12/2012
Horário 08:08
Jornal O Imparcial "Queremos confraternizar as famílias", afirma padre Umberto

Neste sábado e domingo, em Santo Expedito, ocorre a 4ª Festa do Milho, da Paróquia Santo Expedito. A renda do evento - que já se tornou tradicional na cidade - será utilizada na manutenção da igreja, além de ajudar nas obras que estão sendo realizadas na construção do Santuário de Santo Expedito. A expectativa de público, segundo o pároco, padre Umberto Laércio Bastos de Souza, é de que 4 mil pessoas participem da festa nos dois dias.

Ao todo, foi utilizada a colheita de um hectare de milho para o preparo das comidas típicas. Ele diz que a grande novidade deste ano é o show de prêmios que sorteará um carro e uma moto zero quilômetro (0 km) e também uma bicicleta. Quem quiser garantir seu cupom com antecedência, o número está sendo vendido a R$ 10, em frente à Igreja de São Sebastião, no centro de Presidente Prudente. O evento será na praça central, a partir das 18h.

De acordo com o padre, há três anos a frente do santuário, o objetivo da festa, além de angariar fundos para as melhorias em estrutura da igreja, é também confraternizar as famílias do local e da região, independente de crença religiosa. A quermesse terá várias barracas com comidas e doces típicos como milho cozido, pamonhas, curau, bolo de milho, sucos em geral, espetinhos diversos, batata frita e frango a passarinho, entre outros.

Amanhã, será celebrada missa, às 19h, momento em que todos poderão agradecer a Deus pela vida e por seu amor. No domingo, a missa será às 10h, e dando continuidade à festa, às 11h, será servido almoço com comida mineira, churrasco grego, frango assado e leitoa no tacho, entre outras delícias. O valor do convite será de R$ 10. No final da tarde deste dia, às 18h, ocorrerá o sorteio do carro.

"Aproveitamos para convidar toda a comunidade para participar da nossa festa. São momentos de muita alegria, onde a família e os amigos se reúnem e se divertem. Venham conhecer", convida o padre.

 

Santo Expedito

É tido pela Igreja Católica como o santo das causas justas e urgentes. De acordo com Souza, ao olhar para a imagem de Santo Expedito, observa-se alguns sinais que revelam sua vida, sua opção a Jesus Cristo e sua rejeição ao mal. Em sua mão direita, carrega uma cruz com a palavra latina Hodie, que significa "hoje". E na esquerda, uma folha de palma, simbolizando o martírio, a grande luta.

Com o pé direito, pisa em um corvo, que carrega a inscrição "craz", que significa "amanhã". Ao lado do pé esquerdo, o capacete legionário aparece abandonado sinal de renúncia ao posto de chefe da legião militar romana para seguir Cristo. Conforme o religioso, a versão mais conhecida de sua origem conta que Santo Expedito era chefe de uma legião na região da Armênia, no Império Romano.

Da história de sua conversão ao cristianismo, originou-se a devoção do defensor das causas justas e urgentes. De acordo com a tradição, no momento decisivo um corvo apareceu grasnando "craz" (amanhã), ou seja, seria um pedido para o legionário adiar a sua conversão. Santo Expedito esmagou a ave com seus pés, empunhou um crucifixo e respondeu: "É hoje a minha conversão". E então abraçou a religião cristã. "A ousadia causou a ira do imperador Diocleciano, que ordenou que Expedito fosse martirizado e assassinado. O que ocorreu no dia 19 de abril de 303", diz o pároco.
Publicidade

Veja também