Festa dos 50 anos da Unoeste fomenta economia da região

Organização, montagem e desmontagem de estrutura mexeram com vários setores e geraram mais de 570 empregos diretos; indiretos passam de mil

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/10/2022
Horário 18:28
Foto: Carlos Rocha
Festa dos 50 anos recebeu cerca de 2 mil pessoas, domingo, no ginásio de Esportes do campus 2
Festa dos 50 anos recebeu cerca de 2 mil pessoas, domingo, no ginásio de Esportes do campus 2

A celebração dos 50 anos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) que teve como auge uma festa à altura no domingo para todos os colaboradores que ajudam a contar essa história nos campi de Presidente Prudente, e mais recentemente em Jaú e Guarujá, também impactou no fomento da economia local. Nas últimas semanas, centenas de empregos foram gerados nos bastidores de toda a preparação que começou em fevereiro. Só de empregos diretos foram 574. Fora os indiretos que passam de mil e movimentaram setores externos, a exemplo de alimentação, transporte aéreo e rodoviário, logística e hospedagem, entre outros serviços. Nesse contexto todo, a Unoeste e a Groupe360, Agência de Comunicação responsável pela organização da festa, deram preferência para empresas e profissionais da região, fomentando toda a cadeia, o setor de eventos e a economia da cidade.

O diretor geral da Apec/Unoeste, Augusto Cesar de Oliveira Lima destaca que o evento impactou positivamente toda a cidade e também contou com a presença de colaboradores dos campi de Jaú e Guarujá. “Foi um momento emocionante, de resgate dos valores da instituição, de lembranças, mas também de um olhar para o futuro. De esperança e que sabemos que temos muitos outros objetivos a conquistar nas próximas décadas. O trabalho da Unoeste sempre impactou e impacta positivamente não só a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade nas cidades onde possui campi, região desses municípios e outras partes do país, já que temos as parcerias com os polos que também participaram deste evento histórico”.

Para a reitora da Unoeste, Ana Cristina de Oliveira Lima, esse momento é de gratidão a toda Família Unoeste. “Fazer uma festa agregadora envolve muitas mãos. Foi uma comemoração marcada pela parceria, pela dedicação e orgulho em ser Unoeste. E o nosso trabalho reflete na formação de excelência que sempre buscamos para nossos alunos. Eventos como esse afetam a cidade, pois somos uma instituição que se preocupa com as pessoas e as regiões onde estamos presentes. Toda essa preparação ainda impactou a economia local, o que gera uma sintonia, fortalecendo a responsabilidade social, outra marca forte da universidade nessas 5 décadas. É a Unoeste sempre transformando vidas”.

 

Trabalho

O sócio-diretor na Groupe360, Carlos Vinícius Salles, conhecido por Cacá Salles, revelou que a festa feita exclusivamente para os colaboradores e seus convidados começou a ser trabalhada em fevereiro deste ano. Em termos de estrutura montada no Complexo Esportivo que fica no campus 2 de Prudente, começou no dia 5 de outubro, totalizando 11 dias de montagem. “Foram mais de seis meses de trabalho para levantar toda uma cadeia de fornecedores que atuam com eventos, tanto da região de Prudente quanto São Paulo. O desafio foi grande. Levantar praticamente do zero uma estrutura pouco vista nos eventos da cidade. A Unoeste colocou toda a sua estrutura à disposição dos 50 anos, e mesmo assim, diretamente atuando no evento, tivemos 574 pessoas trabalhando”, contou.

Esses 574 profissionais que ele menciona trabalharam diretamente no evento em diversas áreas como buffet, segurança, artistas, produção, estrutura, transporte, sonorização, dentre outras. Só de equipe de staff, no dia da festa, foram 50 seguranças, 20 brigadistas, 30 carregadores, 36 pessoas de limpeza e 14 produtores. Da Groupe360, eram 29 pessoas envolvidas na festa, sendo 14 na equipe de coordenação e produção, e 15 na cenografia. O Buffet Eduardos, empresa prudentina contratada pra servir colaboradores e convidados, mobilizou 247 pessoas, entre garçons, cozinheiros, ajudantes de cozinha, além de outros profissionais.

E o que tudo isso significa, além da qualidade na prestação de todos os serviços entregues aos colaboradores da Unoeste? “O setor de evento foi duramente impactado na pandemia e muitas empresas encerraram as atividades, inclusive na região. Ao conversar com os fornecedores contratados, eles ainda estão em recuperação no mercado e um evento da grandiosidade dos 50 anos da Unoeste é também um alívio para muitos que estão retomando os trabalhos. Podemos dizer que diretamente tivemos quase 600 pessoas envolvidas no evento. Indiretamente esse número cresce consideravelmente e pode sim superar a casa de mil pessoas”, destacou Cacá Salles.

 

Aposta local

Desde o início do planejamento da festa de 50 anos da Unoeste – que teve como principais atrações Felipe Araújo e Babado Novo –, houve a preocupação da Unoeste e da Groupe360 em contratarem profissionais de Prudente ou cidades vizinhas. “Foram várias empresas de estrutura contratadas, como decoração, revestimento, palco, som e luz, prestadores de serviço, o próprio buffet da festa, produção local, agência de modelos e promotores, ambulâncias, entre diversos outros fornecedores da região. Alguns setores específicos vieram da capital quando não existia o fornecimento local, ou por ser muito específico ou por não ter disponibilidade na cidade. Mas essa sempre foi uma preocupação da Unoeste e da Groupe360. Fomentar a cadeia, o setor de eventos e a economia da cidade. No artístico, tivemos o cuidado com a Unoeste de trazer atrações nacionais, mas também artistas que estão crescendo muito na região como a Lorena Cristine. O Dj Lincoln Junior também é da cidade, bem como o nosso mestre de cerimônias que é o radialista Luciano Reis”, considerou.

 

Trabalho pós-festa

Assim que a festa terminou já na madrugada de segunda-feira, começou a desmontagem de toda a estrutura que vai demandar pelos menos três dias para ocorrer. “Várias áreas ligadas à estrutura do evento, além de limpeza, segurança, carregadores, cenografia, continuam atuando no evento nessa desmontagem, para entregar o local do evento nas mesmas condições que foi recebido”, concluiu.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também