Festas, férias, viagens... E a preocupação nos bancos de sangue!

EDITORIAL -

Data 03/01/2024
Horário 04:15

Passadas as festas de fim de ano, é chegada a hora bastante aguardada por grande parte dos brasileiros, principalmente as crianças: o período de férias! Tempo de viajar, conhecer diferentes lugares, visitar amigos e familiares que moram longe, aproveitar estes dias sem trabalho ou sem estudo para se divertir ou descansar. 
A realidade é que atrelado a isso (muitos doadores viajando), a grande movimentação nas estradas e o consequente aumento no número de acidentes de trânsito, há também uma significativa redução de bolsas de sangue nos hemocentros do país. Os bancos já se encontram em estado de atenção e contam com a colaboração da população para ampliar o estoque.
Em Presidente Prudente, por exemplo, conforme publicado na edição de hoje, as doações no Hemocentro anexo à Santa Casa de Misericórdia, nesta época, caem até 60%. A média ideal para a unidade é receber 50 bolsas por dia e, preocupados com o período de alerta, recorrem às redes sociais e doadores usuais, que se encontram na cidade, para pedir ajuda.
No Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, a expectativa é de redução de 30% nas concessões, mas uma projeção de aumento de até 20% no número de transfusões, com déficit já registrado atualmente das tipagens negativas. 
Com queda nas doações até o fim de fevereiro e necessidade média de 1,2 mil doadores mensais para que a unidade consiga trabalhar com segurança, o HR recorre à captação por telefone dos usuários frequentes que já estão aptos a realizar uma nova visita ao banco de sangue. Solicitam apoio das famílias de pacientes que estão recebendo transfusão e fazem apelo nas redes sociais e mídias para que novas pessoas se tornem doadoras.
Imagina quem tem alguém da família que precisa operar, passar por algum procedimento e não poder porque o banco de sangue não tem reserva ou determinado tipo de sangue? São nessas situações que percebemos o efeito da falta e a importância da doação.
Doar sangue é simples, rápido e seguro. Além de bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, e pesar mais de 50 quilos (homens) e 51 quilos (mulheres), entre outras pequenas recomendações, só é preciso a boa vontade em ajudar..
Ainda existem, infelizmente, medos, crenças, desconhecimento e até fake news com relação ao ato... Talvez, aliadas a esses gestos solidários da população, seriam eficientes e muito bem vindas, iniciativas que orientem a população sobre o procedimento, a importância da doação. Um gesto de amor ao próximo que pode gerar sorrisos e salvar vidas! Colabore!

Publicidade

Veja também