Festejos de Dia das Bruxas aquecem segmentos do comércio prudentino

Lojas que vendem utensílios, fantasias e itens do Halloween relatam aumento da procura por artigos associadas à data ao longo de outubro

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 23/10/2022
Horário 07:14
Foto: Cedida/ Maison Castelo
Loja do segmento de aluguel de trajes e fantasias para público adulto e infantil têm alta procura de itens associados ao Halloween
Loja do segmento de aluguel de trajes e fantasias para público adulto e infantil têm alta procura de itens associados ao Halloween

Embora o Dia das Bruxas, ou Halloween, seja uma data importada da tradição de países anglo-saxões do Hemisfério Norte, os festejos passaram a ser comuns no Brasil, principalmente em escolas e grupos de amigos e bairros. Com isso, a tendência é que, durante o mês, cresça a procura por fantasias de terror, acessórios e peças decorativas para as celebrações.

A reportagem de O Imparcial entrou em contato com estabelecimentos de R$1,99, bem como de aluguel e venda de fantasias, para saber se como a anda demanda dos clientes por esses itens relacionados ao Dia das Bruxas.

Viviane Alves Machado de Oliveira é sócia-proprietária da loja Maison Castelo, do segmento de aluguel de trajes e fantasias para o público adulto e infantil. Ela conta que, em 2022, a demanda por fantasias de Halloween tem um caráter “inusitado”, dado o crescimento da procura já no início do mês, diferentemente, segundo a proprietária do estabelecimento, do que aconteceu nos anos anteriores, onde a procura aumentava somente uma semana antes da data. “Neste ano a gente está tendo festas com tema Halloween desde o 1º fim de semana de outubro. Nunca aconteceu isso em 24 anos que sou proprietária da loja. É a 1ª vez”, narra Viviane.

A lojista crê que esta mudança se deve a um trabalho de desmitificação da data que as escolas de inglês no município têm realizado nos últimos anos. “Aqui no Brasil tem um estigma de que o Halloween seria uma festa de terror, só de bruxas ou coisas do gênero. Alguns membros de igrejas mais radicais eram contra à data por conta disso, mas as escolas de inglês têm feito um trabalho de expor o real Halloween dos Estados Unidos, porque lá é como se fosse um carnaval deles”, argumenta Viviane, que complementa que ainda o volume maior de aluguéis de fantasias é de trajes de bruxas, no entanto “muitas mães e crianças tem escolhido outros tipos de trajes, como princesas, fadas, chapeuzinho-vermelho”, entre outros.

 

AUMENTO NA VENDA DE DOCES

Luciane Marquezini Torres, proprietária do Shopping do Real, relata que no estabelecimento a procura por doces variados, pirulitos e balas relacionados ao Dia das Bruxas é grande quando a data se aproxima. “Nesse segmento de doces e balas a demanda aumenta bem no decorrer de outubro. A busca por doces variados relacionados ao tema é a nossa procura maior”, conta Luciane, que complementa que copos e saquinhos de cores como roxo, púrpura, preto também têm um aumento de vendas.

 

VARIEDADE DE ITENS

“A gente tem de tudo: desde decoração a aqueles bichos que se mexem e fantasias”, descreve o vendedor da Romafele Comércio de Embalagens, Fernando Nio. Conforme o vendedor, a demanda por itens relacionados ao Helloween começa a aumentar uma semana antes da data. “A procura está um pouco baixa agora. A tendência é aumentar no meio da semana que vem. Quando a data se aproxima é que o movimento começa a crescer para a gente”, explica. Segundo Fernando, os itens que mais saem no estabelecimento são fantasias, baldinhos para colocar doces e as próprias guloseimas.

“Olha tem várias coisas este ano, várias: esqueleto, abóbora, aranha, é... chapéu de bruxa, copinha com pisca-pisca, luminária com caveira... olha, a variedade está grande neste ano”, pontua supervisora de vendas da loja Aki Tem Bem Barato, Silvia Serafim. De acordo com Silvia, a variedade não fica restrita aos itens e também vale para a procura dos clientes. “Está saindo de tudo. De todos os utensílios que a gente tem aqui, todos estão saindo”, conta a vendedora. No entanto, Silvia destaca que é cestinha de abóbora é a campeã das vendas.

 

 

 

Publicidade

Veja também