Festival de atletismo deve reunir 90 crianças hoje, no Cohabão

PROVA PRÁTICA Provas terão a participação de alunos de projeto, realizado em parceria com escolas municipais de Prudente

Esportes - PAULO TAROCO

Data 08/11/2017
Horário 11:42
Cedida/Flávia Palma, Crianças participarão das provas de corrida, arremesso de peso e salto em distância
Cedida/Flávia Palma, Crianças participarão das provas de corrida, arremesso de peso e salto em distância

Noventa crianças da rede municipal de ensino de Presidente Prudente participam hoje do Festival de Atletismo Talento Olímpico. A edição deste ano do evento terá início a partir das 13h, na quadra poliesportiva da Praça da Juventude Lucas Nalini Paschoalin, Cohabão, na Cohab, zona oeste de Prudente.

Os alunos do município são integrantes do projeto social prudentino, denominado Talento Olímpico. A iniciativa oferece, durante o ano letivo, aulas voltadas à prática do atletismo. Por isso, nas disputas de hoje à tarde, o cronograma de provas inclui o arremesso de peso, salto em distância, além das provas de corrida, adaptadas à estrutura das quadras que sediam as aulas. Os atletas serão divididos nas categorias masculina e feminina e, também, divididos de acordo com a faixa etária.

Flávia Palma, coordenadora do projeto, conta que desde a criação do projeto, há cerca de seis anos, e posteriormente a realização da primeira edição do festival, será o primeiro ano em que o evento deixará de “ter um perfil competitivo entre os alunos”. Segundo ela, o “objetivo é oferecer recreação e dar oportunidade aos alunos, de colocarem em prática o conteúdo aprendido nas escolas”, explica.

Ao término das provas, os três primeiros colocados de cada disputa, em cada uma das categorias, serão premiados com medalhas. Além disso, todos os alunos receberão medalha de participação.

 

Projeto

Atualmente, 1.150 crianças, entre 7 a 12 anos, participam das aulas do projeto. Elas são estudantes de seis escolas municipais da cidade: Antônio Moreira Lima, José Carlos João, Ocyr Azevedo, Odette da Costa Duarte, Pedro Furquim e Vilma Álvarez Gonçalves. Por uma questão de logística, apenas a EM (Escola Municipal) Antônio Moreira Lima, localizada no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, não terá representantes no Cohabão.

O Talento Olímpico foi idealizado pelo ex-velocista prudentino, Claudinei Quirino da Silva, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, em 2000, com a equipe do revezamento 4x100. “Nosso objetivo com o projeto é também incentivar a educação, uma vez que ele é realizado dentro das escolas. E, também, incentivar a prática do atletismo, que serve como base para prática dos demais esportes”, afirma o ex-velocista.

Claudinei Quirino é secretário da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente). O projeto Talento Olímpico tem o apoio do governo federal e da Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Veja também