A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e das secretarias municipais, participou no último sábado, das 8h às 12h, do Festival Paralímpico 2025, realizado no PUM (Parque de Uso Múltiplo). O evento reuniu cerca de 150 crianças de diversas escolas e entidades do município e marcou o encerramento da Semana Inclusiva 2025, que aconteceu entre os dias 15 e 20 de setembro.
Durante o festival, foram desenvolvidas três modalidades paralímpicas, entre elas badminton e vôlei. A cerimônia contou com a presença da secretária municipal de Educação, Karina Gomes, e do vereador Douglas Kato, representando a Câmara Municipal. O evento contou com representantes do deputado Mauro Bragato e da vereadora Sara Lopes.
O festival tem a organização do Centro de Referência de Presidente Prudente, vinculado ao Comitê Paralímpico Brasileiro; Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista), Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente, Semepp (Secretaria Municipal de Esportes); Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e apoio da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
De acordo com o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho, o Festival Paralímpico 2025 foi um grande sucesso. “Ver as crianças, professores, responsáveis e pais acompanhando seus filhos praticando modalidades paralímpicas é muito gratificante. O apoio das secretarias foi fundamental. Presidente Prudente está entre as 100 cidades do país que recebem esse festival, o que consolida nossa participação em nível nacional”, destacou.