Festival promove disputas entre atletas de projeto

VALENDO MEDALHA No Cohabão, em Prudente, 90 alunos da rede municipal de ensino competiram ontem pela edição deste ano do Talento Olímpico

Esportes - PAULO TAROCO

Data 09/11/2017
Horário 11:34
Marcio Oliveira, Quadra do Cohabão abrigou ontem as provas disputadas entre cinco escolas de Prudente
Marcio Oliveira, Quadra do Cohabão abrigou ontem as provas disputadas entre cinco escolas de Prudente

O grande momento de colocar em prática todo conhecimento teórico obtido durante as aulas, bem como de testar o aperfeiçoamento conquistado com os treinos, chegou para 90 alunos da rede municipal de ensino de Presidente Prudente. Na tarde de ontem, a quadra poliesportiva da Praça da Juventude Lucas Nalini Paschoalin, Cohabão, na Cohab, foi palco da edição deste ano do Festival de Atletismo Talento Olímpico.

Uma das competidoras, que inclusive venceu a prova que participou, foi Ana Júlia Ferreira, 11 anos, aluna do quarto ano da Escola Municipal Professora Odette da Costa Duarte, do Jardim Morada do Sol. A aluna foi campeã do salto em distância feminino, na categoria entre 11 e 12 anos. Ela conta que começou a praticar o atletismo há cerca de um ano, motivada pelas provas de corrida, mas que, com o passar das aulas, despertou o interesse em praticar as provas de salto, na qual conquistou ontem o lugar mais alto do pódio. Resultado que, segundo ela, se tornou em um fator de motivação para a sequência no esporte. “Penso em, quando sair do projeto, continuar praticando. Aprendi a ter este amor pelo atletismo”, afirma.

A articuladora de atividades da Escola Municipal Professor José Carlos João, localizada na Vila Industrial, Ana Maria da Silva Santos, aponta que a motivação oferecida aos alunos soma-se à utilidade do projeto dentro do cronograma básico da escola. “Este ano foi o primeiro do projeto com a escola. Percebemos, no dia a dia, o envolvimento dos alunos com o esporte”, diz.

 

Iniciativa

O evento é uma iniciativa do projeto social prudentino que dá nome ao festival e chegou a sua sexta edição neste ano. O Talento Olímpico oferece aulas de atletismo a 1.150 alunos com idade entre 7 e 12 anos, de seis escolas municipais: Antônio Moreira Lima, José Carlos João, Ocyr Azevedo, Odette da Costa Duarte, Pedro Furquim e Vilma Álvarez Gonçalves. Devido à logística, apenas a Escola Municipal Antônio Moreira Lima, localizada no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, não contou com representantes ontem no Cohabão.

Antes com um perfil mais recreativo, a novidade foi que o encontro promoveu pela primeira vez provas competitivas entre os classificados previamente de cada uma das cinco escolas. Os alunos participaram de três provas do atletismo: corrida, arremesso de peso e salto em distância, adaptadas de acordo com a estrutura oferecida nas escolas. Os pequenos atletas foram divididos também nas classes masculina e feminina e de acordo com a faixa etária.

 

Novos objetivos

Flávia Palma, coordenadora do projeto, explica que uma das metas do Talento Olímpico, sobretudo após a renovação do convênio com o governo federal em 2018, é expandir as aulas para mais duas escolas da rede municipal de ensino, reforçando o trabalho de base feito com o atletismo prudentino. “Um dos objetivos do projeto é, também, servir de base para as escolinhas de atletismo, disponibilizadas pelo município. Por isso, pensamos nesta ampliação”, afirma.

O projeto foi idealizado pelo ex-velocista prudentino Claudinei Quirino da Silva, medalha de prata nas Olímpiadas de Sidney, na Austrália, em 2000. Quirino é o atual secretário da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente). O Talento Olímpico conta com o apoio do governo federal e da Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Veja também