Festividades em homenagem a Santo Expedito iniciam hoje

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 19/04/2022
Horário 04:11
Foto: Divulgação
Programação das apresentações artísticas tem início nesta terça
Programação das apresentações artísticas tem início nesta terça

Hoje têm início as festividades religiosas em homenagem ao padroeiro de Santo Expedito, como as missas e a recepção de um grande número de fiéis de várias partes do Estado e até mesmo de Estados vizinhos. Hoje também tem início a programação das apresentações artísticas dentro das festividades cívicas, que são abertas a toda população. Os cartazes foram levados ao conhecimento de todos e a programação divulgada na imprensa local. A dupla Matogrosso e Mathias abre hoje as apresentações que serão encerradas no dia 22.

Estiagem
Se não chover, o acesso a Santo Expedito de fiéis e romeiros da Nova Alta Paulista, especialmente para veículos de passageiros, não será prejudicado. Isso será um grande alívio para os organizadores. Até ontem pela manhã já tinha como certo de que ônibus fretados podem, ou arriscar a viagem por um acesso de terra com três pontes, ou mesmo optar pelos trechos via Presidente Venceslau ou Parapuã/Presidente Prudente. Todos sabem que a viagem aumentará o percurso, mas acabará sendo uma opção segura.

Visitas
As visitas a Santo Expedito ocorreram normalmente nesta semana, quando várias pessoas já estiveram na cidade. Chegaram em carros particulares e todos seguindo um mesmo roteiro, ou seja, visita à Igreja Matriz e em seguida às obras do santuário, que aparentemente está na sua reta final. Mesmo assim, os responsáveis afirmam que serão necessários no mínimo mais dois anos para seu término.

Praça
Neste ano os romeiros que chegarem a Santo Expedito terão um amplo espaço para se abrigar quando nas horas do lanche. Além das barracas que estarão comercializando lanches, um amplo espaço coberto dará proteção e abrigo a todos.

Segurança
Todos que estiverem hoje em Santo Expedito terão um forte esquema de segurança em todos os sentidos. A Polícia Militar, como sempre, deve estar a postos para garantir a proteção a cada cidadão. Se for fazer um levantamento dos eventos anteriores tem-se como certo que as festas eram sempre tranquilas sem registros de incidentes.

Precaução
Mesmo assim, os motoristas que forem estacionar seus veículos em ruas fora do perímetro central devem ficar atentos, fechando-os com segurança e nunca deixar à mostra objetos de valores que possam chamar a atenção de terceiros.

Saúde
Da mesma forma, ambulâncias estarão de prontidão para atendimento de possíveis ocorrências. Elas estão colocadas em pontos estratégicos, e sempre com presença de pessoal a serviço da saúde do município. Em situações mais graves, seguirão para centros maiores, prestando assistências aos romeiros.

Encontro
João Lopes, de Presidente Prudente, estará hoje em Santo Expedito para agradecer por uma graça alcançada. Por nove anos não via o seu irmão mais novo, mas agora, certamente, o encontrará, pelas mãos de um amigo que o informou tê-lo encontrado em Osvaldo Cruz. João não sabe de nada, mas esse seu irmão mais novo, também sem saber, irá reencontrar seu irmão que há tempo não via.

Milagre
José Carlos, um cabo da PM da região de Campo Grande (MS), estará em Santo Expedito com esposa e seu filho para agradecer ao seu santo protetor por uma graça alcançada. O filho de quatro anos contaminou-se com a Covid-19 e os pais procuraram rapidamente os serviços da saúde e pediram muito para que o caso não se alastrasse. O filho ficou na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por dois dias, mas, segundo José Carlos, ele e a esposa muito pediram para Santo Expedito e afirmam que ele reagiu e se recuperou do mal. Não ficou com sequela, razão pela qual, ressaltam que agradecer pessoalmente ao santo é, além de um sinal de respeito, um sinal de agradecimento.

Metro quadrado
Os que estiverem em Santo Expedito e desejarem ser contribuintes da “Campanha do Metro Quadrado” devem procurar a secretaria paroquial e aderir a esse belo trabalho, que tem como objetivo auxiliar na conclusão das obras do santuário.

Fé em trovas
Dezenove de abril
Data de grande amor
Pra louvar Santo Expedito
Nosso santo protetor
                                              (José Costa)

Publicidade

Veja também