Ficar em casa pode ser algo bastante salutar se você morar bem, sobretudo, em uma mansão em condomínio fechado, com segurança, privacidade e conforto. Pode-se até ser bastante proveitoso, caso sua casa tenha piscina, espaço gourmet, academia, quintal grande para caminhadas, sala de estar, sala de TV, sala de jogos, sala de reunião, e quem sabe, três a quatro suítes bem equipadas. Se tiver empregados para cuidar da limpeza, do jardim, das roupas e por que não, uma cozinheira em tempo integral, pode até ser maravilhoso. Se, por motivos de força maior, você não puder sair, talvez o melhor a fazer seja desfrutar dessas comodidades com paciência, resignação e júbilo.
O ideal, nesse caso, é ter uma rotina de afazeres, metodicamente organizada, que alterne momentos de trabalho e lazer. Para tanto, deve-se acordar cedo, tomar um longo e tranquilo café da manhã, que leve, pelo menos, umas duas horas. Nesse momento, recomenda-se a leitura dos jornais, preferencialmente, o caderno de esportes, de modo a não ter notícias que possam atrapalhar o bom humor matinal. Após, o recomendado é uma pequena caminhada no quintal, onde pode-se congratular com o jardineiro, ajudando-o a aguar as plantas, tirar ervas daninhas, entre outras atividades. Esse tempo também pode ser despendido com afagos no cachorro e mesmo, por que não, pode-se dar um bom banho nele, caso haja disposição.
Após esse desjejum idílico, pode-se aproveitar o restante da manhã em afazeres laborais, tais como, por exemplo, confabular com amigos e colegas de trabalho. Esse expediente pode ser bastante extenuante, de modo que deve-se realizá-lo com certa moderação. Se, por razões óbvias, sentir-se cansado com tamanhas elucubrações, é recomendado um descanso ao sol, em uma boa espreguiçadeira, ao lado da piscina, até o almoço ficar pronto. Neste, deve-se aproveitar o cardápio fino e farto, mesmo se você não tenha hábitos, digamos, refinados. Em último caso, pode-se, por que não, pedir à cozinheira que prepare um frango com farofa, ou prato semelhante.
O almoço, assim como o café da manhã, deve consumir longo tempo, não apenas para o usufruto correto dos alimentos, mas também para que se dispenda aquilo que se tem de sobra. Uma boa soneca é recomendada, até às 15 horas seria mesmo o ideal. Ao acordar, um café expresso e logo após, um bom banho de piscina pode ser algo bastante revigorante, que pode ensejar disposição ao trabalho do final da tarde. Este trabalho precisa ser leve e deve consistir apenas em um bom bate papo, dedicado à análise das conjunturas em vigor, algo a ser feito com parcimônia. Uma caminhada no quintal no final da tarde é o ideal.
O jantar também deve ser longo e acompanhado, como sempre, de bons vinhos, doses de cachaça e sobremesas de alto nível. O vinho pode contribuir para manter o bom humor e bem estar, mas excessos devem ser evitados. Ver jogos de futebol na TV podem completar a rotina da noite, fazendo com se esqueça dos problemas do seu atribulado cotidiano. Ficar em casa, nessas condições, não deve ser tão ruim.